O Iguatemi Campinas irá realizar de 28 de julho a 6 de agosto a Confraria Iguatemi 2009, evento comemorativo ao Dia dos Pais que já virou tradição na cidade. Em sua quarta edição, o ciclo de palestras sobre gastronomia e bebidas seguidas de degustação terá como tema “A Culinária Francesa no Brasil – A mistura perfeita entre culturas e diversidade de sabores”.
A programação deste ano trará cinco palestras sobre gastronomia com os chefs Morena Leite (28/07), Erick Jacquin (29/07), Carla Pernambuco (04/08), Jurandir Meireles (05/08) e Pedro Pecego (06/08) e uma sobre vinhos, com a enóloga Jeanne Marioton (30/07). Os encontros acontecerão das 19h30 às 21h em um cenário especial montado no Espaço Iguatemi Campinas, localizado no terceiro piso do shopping.
Em cada um dos encontros, os chefs irão preparar dois pratos a serem degustados pelos participantes, além de dar dicas e contar segredos da gastronomia, em um clima de muita descontração e interatividade. Na palestra de Jeanne Marioton, além de aprender sobre enologia, os presentes poderão degustar vinhos franceses selecionados por Jeanne.
As inscrições serão realizadas a partir do dia 22 de julho, via Internet, no endereço www.confrariaiguatemi.com.br, até o término das vagas, que são limitadas. Assim como nas últimas duas edições, a Confraria Iguatemi 2009 terá cunho beneficente, com a cobrança de uma taxa de R$ 10,00 por palestra. Cem por cento da renda obtida serão destinados à Fundação FEAC.
Realizada desde 2006, a Confraria Iguatemi é um dos eventos mais aguardados pelos clientes do shopping e costuma reunir cerca de 1.200 visitantes por edição. A Confraria já trouxe para Campinas profissionais de renome nacional e internacional, como Olivier Anquier, Claude Troisgros, Luciano Boseggia, Emanuel Bassoleil e Flávia Quaresma.
Programação
Dia 28/07, terça-feira – chef Morena Leite
Dia 29/07, quarta-feira – chef Erick Jacquin
Dia 30/07, quinta-feira – enóloga Jeanne Marioton
Dia 04/08, terça-feira – chef Carla Pernambuco
Dia 05/08, quarta-feira – chef Jurandir Meireles
Dia 06.08, quinta-feira – chef Pedro Pecego
Serviço:
Evento: Confraria Iguatemi 2009
Datas: dias 28/07, 29/07, 30/07, 04/08, 05/08 e 06/08
Local: Espaço Iguatemi Campinas, localizado no terceiro piso do Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777 – Vila Brandina)
Horário: das 19h30 às 21h
Inscrições: a partir do dia 22 de julho, pela Internet, no endereço www.confrariaiguatemi.com.br
Taxa de inscrição: R$ 10,00 por palestra
Beneficiado com a renda: Fundação FEAC
Conheça os palestrantes
Morena Leite – A jovem chef nasceu em São Paulo, mas ainda pequena mudou com a família para Trancoso, na Bahia. Foi no ambiente paradisíaco do local que ela deu seus primeiros passos na cozinha da pousada Capim Santo, de seus pais. Aos 17 anos, a então adolescente resolveu aprender as técnicas da culinária clássica na renomada escola Le Cordon Bleu, na França. Lá, se formou como chef de cozinha e pâtisserie com apenas 19 anos. Em 1999, voltou para o Brasil e passou a comandar a filial paulistana do Capim Santo.
Em pouco mais de três anos, o restaurante da família entrou no ranking dos melhores de gastronomia brasileira de São Paulo. O trabalho da chef foi reconhecido novamente em 2005, quando ela e sua equipe foram convidadas para preparar o coquetel de comemoração do Ano do Brasil na França.
Na ocasião, Morena Leite lançou seu primeiro livro gastronômico, Brasil: Sons e Sabores, que foi apresentado no ano seguinte na Alemanha, durante o Brazilian Taste Festival na Copa do Mundo. A obra, que une gastronomia com música popular, chegou às livrarias brasileiras em 2006 e promete ser seguida por uma nova empreitada: um livro sobre bolos brasileiros.
Carla Pernambuco – Conhecida como a primeira mulher a conquistar um espaço no meio gastronômico brasileiro, a chef gaúcha Carla Pernambuco hoje comanda a cozinha de seus dois Carlota, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Mas por pouco o destino da chef seria bem diferente: ela chegou a estudar Artes Cênicas e Comunicação Social antes de se dedicar às panelas na Peter Kump´s School of Culinary, em Nova York, em 1992.
Depois de cursar a The French Culinary Institute e de trabalhar no restaurante Boom e na The Cleaver Company Catering, Carla voltou ao Brasil, onde passou a assinar o menu do carioca Bartholomeu. Em 1995, abriu o Carlota na capital paulista, a casa que rendeu citação na lista Hot Tables, da revista Conde Nast Trabler, responsável por selecionar os 50 melhores restaurantes do mundo. Mesmo com tanto reconhecimento, a chef permanece com seu antigo processo de criação: anda com um inseparável caderninho, onde anota tudo que pode ser aproveitado para o cardápio de seus restaurantes. Sua filha, Juju Pernambuco, parece seguir os passos da mãe e já assina até uma coluna sobre gastronomia na revista adolescente Smack.
Pedro Pecego – É especialista na culinária oriental, mas também, passou por restaurantes franceses e trabalhou com chefs renomados como Pierre Landry, Flávia Quaresma, Dominique Raymond, Sebastien Fare e Nao hara.Foi ajudante de cozinha, cozinheiro 3, 2 e 1, sub-chef, gerente e dono de restaurante que, apesar de só ter funcionado um ano, foi premiado com 4 estrelas pela Revista Gula e 2 estrelas pelo Guia de Restaurantes Danusia Bárbara. Trabalhou em Portugal, França, Uruguai e Argentina.
Jeanne Marioton – Francesa, radicada no Rio de Janeiro, é especialista em vinhos e trabalha nesse universo há mais de dez anos.
Durante seis anos, foi diretora de vendas de uma importadora exclusiva de vinhos franceses, realizando degustações semanais. Em 1999, criou “Le Vin et La Table ” – Ateliers do Vinho e desde dessa época dá cursos para enófilos, realiza treinamento e formação para profissionais, presta serviço de consultoria para empresas especializadas e importadoras, atende a um grupo seleto de enófilos que procuram os seus conselhos e serviços, dirige degustações, comanda jantares harmonizados em alguns dos melhores restaurantes do Rio de Janeiro e garimpa vinhos. Todo ano passa uma temporada na França fazendo cursos, participando de degustação e se colocando a par das novidades tanto vinícolas quanto gourmets.
Erick Jacquin – Erick Jacquin é hoje um dos mais importantes chefs franceses em atividade no Brasil. Maître Cuisiner de France no país, comanda a La Brasserie Erick Jacquin, premiado restaurante francês em São Paulo, localizado em Higienópolis. Propõe uma cozinha plena de sabores, exotismo e criatividade com as cores do Brasil. Uma das suas especialidades é o foie gras. Além disso, poucos sabem que foi Erick quem trouxe o petit gâteau para o Brasil. Nasceu em 1964 em Dur Sur Auron, uma pequena e tradicional cidade do Departamento de Cher, no centro da França, perto do Vale do Loire, a conhecida região vinícola, também região de castelos onde residiram os reis da França. Como a região onde nasceu e foi criado não possuía tradição de alta gastronomia, após cursar a Escola de Hotelaria, Erick decidiu ir para Paris, onde trabalhou em vários grandes restaurantes franceses e com Henri Charvet – Maître Cuisinier de France -, proprietário do restaurante Au Comte de Gascogne, que lhe confiou a responsabilidade da cozinha. No Brasil desse 1994, trabalhou durante quatro anos no restaurante francês Le Coq Hardy e na sequência comandou a cozinha do Café Antiqüe. Em dezembro de 2004, quando Erick celebrava exatos dez anos de Brasil, inaugurou a La Brasserie Erick Jacquin, tendo como sócios o empresário Laércio Cosentino e o arquiteto Evandro Andreoni. É um dos chefs mais premiados do país, tendo recebido, entre outros, duas vezes o título de Melhor Chef do Ano e de Melhor Restaurante Francês da cidade de São Paulo pela Revista Veja; I Prêmio Paladar, do jornal O Estado de S. Paulo (em duas categorias); Prêmio Gula 2006 na categoria melhor restaurante francês; e a insígnia Chevalier de l´Ordre du Mérite Agricole, entregue pelo governo francês a pessoas de destaque no Brasil, que muito têm contribuído para a divulgação da França no país.
Jurandir Meireles – Baiano de Tremendal, o chef Jurandir Meireles começou sua carreira no ano de 1989, no restaurante Satida. Apaixonado por gastronomia, ingressou no Grupo Fasano em 1990, chegando depois a chef de massaria. Em 1994 foi “convocado” a se tornar chef do restaurante Gero, que estava prestes a ser inaugurado. Em 1998 embarcou para a Itália, para fazer especialização na cidade de Orvieto. Acabou se transformando em pupilo do chef Gianfranco Vissani, considerado na época um dos três melhores chefs do mundo. Hoje Jurandir é um dos sócios do restaurante Forneria San Pietro do Iguatemi Campinas e foi eleito Chef do Ano pela revista Veja Campinas – O Melhor da Cidade (Guia 2008/2009). É também consultor do restaurante Zucco, em São Paulo.