Oficina de violas brasileira e cravo, por Ricardo Matsuda e Patrícia Gatti
Ênfase nos aspectos técnicos dos instrumentos e composição musical; apresentação didática.
Público: faixa etária ampla, estudantes de música, músicos profissionais, demais interessados em violas brasileiras, violão, cravo, composição, música instrumental, música barroca, etc.; capacidade 50 pessoas.
Duo formado por Ricardo Matsuda e Patricia Gatti apresenta o show “Contos Instrumentais”
Músicos unem a sonoridade das cordas de violas brasileiras com o cravo
O encontro da viola brasileira com o cravo. A mistura dá o tom à apresentação musical “Contos Instrumentais”, com Ricardo Matsuda e Patrícia Gatti. Sob a óptica contemporânea, valorizando o natural equilíbrio de timbres e variadas fontes de linguagens – populares e clássicas – o espetáculo apresenta composições de Matsuda inspiradas em personagens da cultura brasileira e universal. O projeto começa no próximo dia 25 de julho, sábado, com oficina das 16h às 18h e apresentação musical às 20h, no Teatro da Vila Padre Anchieta (Av. Cardeal Dom Agnelo Rossi, s/nº – Vila Padre Anchieta).
O projeto “Contos Instrumentais” foi selecionado pelo edital do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC), da Prefeitura de Campinas e vai circular por quatro pontos culturais da cidade com apresentações e oficinas musicais gratuitas e abertas ao público. Os espetáculos apresentam uma linguagem camerística e propõem uma interação inovada entre instrumentos musicais de diferentes culturas. O objetivo do projeto é dissipar as fronteiras entre a música erudita e popular. Para Patrícia “o Contos Instrumentais leva música sem barreiras para locais novos”.
O duo
Conhecidos no circuito musical, Ricardo Matsuda (violão e violas brasileiras) e Patrícia Gatti (cravo) desenvolvem intensa atividade como solistas e em formações instrumentais diversas. Gatti é uma das responsáveis pela atualização deste instrumento histórico. Na busca de novas sonoridades participou do CD “Mexericos da Rabeca”, com músicas de José Eduardo Gramani, além de participações no CD do grupo Bate Lata e do grupo Anima. Além de instrumentista, Matsuda atua como arranjador e compositor, principalmente no âmbito da música popular e instrumental brasileiras, tendo atuado em produções com Paulo Jobim, Guinga, Toninho Horta, entre outros. Ainda em 2009 o duo lança o CD Contos Instrumentais, pelo selo Kalamata de Campinas.
Serviço:
09/08/2009
Oficina: 15h30
Show: 20h
Casa de Cultura e Cidadania Antonio da Costa Santos
Rua Treze de Maio, 48 – Distrito de Sousas
(19) 3258 7828




