Segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização (Sobeet), a Região Metropolitana de Campinas (RMC) recebeu, entre janeiro e maio deste ano, cerca de U$$ 200 milhões em investimentos de multinacionais. Dado que reflete o crescimento dos investimentos em municípios do interior.
O diretor de desenvolvimento econômico da Secretaria Municipal de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo de Campinas, Rui Rabelo, explica como se deu este movimento. “O processo de interiorização das indústrias, que começou a ganhar força no início da década de 90, vem se consolidando como um processo natural que ocorre com grandes metrópoles em seu apogeu de crescimento, onde os preços de terrenos e custos de instalação se elevam, e impedem a manutenção do crescimento econômico, dando início a um processo de declínio, com a transferência de investimentos para outras regiões”, afirma Rabelo.
O especialista em desenvolvimento de novos negócios, Renato Senatore, acredita que muitos prefeitos constataram esse movimento e vêm se dedicando cada vez mais a ações e projetos para atrair grandes empresas, buscando assim, o desenvolvimento da economia de seus municípios. O especialista chama a atenção para uma prática comum nas prefeituras. “Muitos governantes municipais oferecem benefícios fiscais, além da concessão de áreas para construção de empreendimentos, com o intuito de atrair as organizações”, explica Senatore, que alerta: essas práticas normalmente não são as mais eficientes. “Há a necessidade de analisar qual o perfil dos municípios e as particularidades de cada região, e assim determinar quais os segmentos de empreendimentos que mais se sentirão atraídos, e posteriormente elaborar ações que realmente sejam significantes para os setores desejados”.
Programa de consultoria para pequenos e médios municípios
Senatore acredita que muitas vezes uma colaboração externa, que analise de maneira real, eficaz e imparcial as potencialidades dos municípios, e auxilie na elaboração de projetos atrativos e interessantes, destinados diretamente aos investimentos desejados, pode contribuir significativamente para redução de gastos desnecessários e no aumento da assertividade dos investimentos. Por este motivo, desenvolveu em parceria com o advogado Ulysses Parisi, um programa de consultoria para pequenos e médios municípios que queiram atrair novos investimentos.
A proposta inclui o levantamento de informações sobre a região, análise e tabulação desses dados, segmentação do tipo de investimentos mais adequados à localidade, elaboração de projetos de atração de empresas e acompanhamento das ações.
Mais informações: renato.senatore@drachma.com.br




