Neste segundo semestre, o Colégio San Conrado lança a campanha intitulada “Campanha anti-bullying”. O objetivo é estimular a reflexão a respeito do tema e promover ações entre alunos. Os professores promoverão debates, redações, cartazes, além de palestras com especialistas no assunto.
Segundo a diretora pedagógica do Colégio San Conrado, Vânia Mesquita Trindade Silva, quem pratica o Bullying muitas vezes é aquela criança/jovem que se diz popular. “Gosta de transgredir regras, humilhar os mais fracos, menores ou tímidos. Sente satisfação em tratar o outro com desprezo.
Em geral são pessoas que não vivem em um ambiente familiar estruturado e são tratados com certa indiferença, esclarece”.
Com isso, desembocam suas frustrações no outro para se sentirem “melhores” diante da vida desregrada que levam. Vânia acrescenta: “ele pode se tornar um problema para si e para a sociedade. Existem muitos estudos que apontam a incidência de atitudes anti-sociais e de criminalidade. Além disso, pode se tornar uma pessoa depressiva”, completa.
Até hoje, esta prática não é discutida e poucas ações têm sido aplicadas para evitá-las. Para Mesquita, não existe um tratamento eficaz. “Acredito na prevenção. É preciso cuidar das crianças e jovens, tanto em casa como na escola. Conversar, orientar, sermos parceiros na vida deles, fazendo com que confiem nos adultos que estão ao seu redor e sentindo segurança para expressar o que estão pensando. O adulto tem o dever de estar presente, de proporcionar um ambiente seguro de relações para que tudo possa ser refletido em conjunto”, conclui.
Com a finalidade de barrar atitudes de bullying do sistema educacional, o Colégio San Conrado oferece um forte diferencial de qualidade: o acompanhamento de perto da vida dos alunos.
O colégio acredita na conversa, no esclarecimento, no apontamento e na discussão sadia do que é certo e errado, impondo regras e limites. Algo que as crianças e jovens necessitam diariamente para a formação da personalidade e caráter.
Os alunos logo entendem que precisam conviver em harmonia para que possam promover um ambiente saudável e agradável, estimulando a aprendizagem. Com isso, a instituição não registra nenhum histórico de bullying Ao contrário, é comum que alunos que sofrem esta prática em outras escolas, venham para o San Conrado e se sintam mais acolhidos. Isto porque o colégio preza por um ambiente familiar, próximo e amistoso.
A união de um método educativo eficaz e a relação humana entre alunos e professores, forma o pilar de sucesso da instituição. “Acredito que esse bom desempenho seja o resultado de uma cultura do atendimento personalizado. Além disso, a relação humana entre professor e aluno é outro grande diferencial”, declara Érico Nery, diretor administrativo do colégio.
O que é o Bullying?
O bullying é uma prática mais comum do que se imagina. Se caracteriza por um conjunto de comportamentos agressivos, coercitivos e repetitivos em relações com desequilíbrio de poder. Geralmente o bully (agressor) busca por meio da violência o prazer imediato, a superioridade e o reconhecimento. Os alvos não possuem habilidades sociais para se posicionar, defender e fazer-se respeitar
Recentemente, o assunto vem sendo abordado em horário nobre televisivo. Meninos e meninas estão vivenciando este problema. Estatísticas revelam que 40% da população escolar já estiveram envolvidas com bullying, seja como agressor, alvo ou agressor /alvo, alerta a psicóloga e terapeuta Giovana Tessaro.