Possibilidade de conhecer – e se apaixonar – por destinos turísticos fora do roteiro convencional de badalação, ligados à vida no campo e a tudo de bom que ela oferece. É o que o Parque da Água Branca vai propiciar aos seus visitantes no período de 21 a 23 de agosto, quando se tornará “palco” da 6ª Feira Nacional de Turismo Rural (Feiratur).
Opções de hospedagem, contato com prefeituras e secretarias de turismo das cidades-destino, produtos artesanais, empreendimentos de turismo rural – agroturismo, operadores de cavalgada, pesque-pague, dentre outros, equipamentos, produtos e serviços, novidades em recreação e entretenimento, estará tudo lá, num ambiente com apresentações musicais, manifestações culturais e gastronômicas de diversas regiões do País.
Com entrada gratuita, a feira vai ainda promover negócios entre empreendedores, operadores turísticos, agentes de viagens e fornecedores do segmento. A programação inclui o Encontro Nacional do Turismo Rural, em que profissionais do setor debaterão sobre temas de relevância para o negócio; o Balcão Rural, espaço exclusivo para venda de pacotes aos visitantes; e o Seminário Nacional (Senatur), com apresentação de trabalhos científicos sobre o tema “Desenvolvimento Territorial Rural e Sustentabilidade”, palestras, oficinas e lançamentos de livros, tudo com o intuito de promover a profissionalização do setor.
O evento é promovido pelas associações Brasileira e Paulista de Turismo Rural (Abraturr e Abraturr-SP, respectivamente), pelo Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur) e Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria de Agricultura e Abastecimento. A Câmara Setorial de Lazer e Turismo no Meio Rural, órgão da Pasta, está autorizada a realizá-lo no local até 2015, eliminando, nesse período, seu caráter até então itinerante.
Todas as conversações que culminaram com a vinda do evento para São Paulo surgiram e se desenvolveram no âmbito da Câmara Setorial de Lazer e Turismo no Meio Rural, uma das 28 que funcionam no âmbito da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios da Secretaria (Codeagro), que tem como característica principal o poder de aglutinar diversos agentes de uma mesma cadeia na busca de melhores soluções para cada área de atuação.
ABERTURA OFICIAL – A abertura oficial está agendada para as 9 horas desta sexta-feira, com a presença do secretário-adjunto de Agricultura e Abastecimento, Antonio Julio Junqueira de Queiroz, que na sequência participa de uma entrevista coletiva em companhia do presidente da Câmara Setorial de Lazer e Turismo no Meio Rural, João Pacheco, da presidente do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur), da Associação Paulista de Turismo Rural (Abraturr-SP) e porta-voz do evento, Andréia Roque Arantes; do presidente da Abraturr Nacional e promotor do Seminário Nacional de Turismo Rural, Carlos Solera; e da presidente da Associação Férias Vivas e promotora do Programa Segurança no Turismo Rural, Silvia Basile. (Com informações da Assessoria de Imprensa do evento. Leia mais no site www.feiradeturismorural.com.br. Sobre as câmaras, veja www.codeagro.sp.gov.br. A participação do Instituto de Pesca da Secretaria, no endereço www.pesca.sp.gov.br)
SERVIÇO:
6ª Feira Nacional de Turismo Rural (Feiratur)
Data: de 21 a 23 de agosto
Horário: das 9h às 18h
Local: Parque “Dr. Fernando Costa” (Parque da Água Branca)
Av. Francisco Matarazzo, 455, Água Branca, São Paulo/SP
(Próximo ao Metrô Barra Funda)
TURISMO RURAL
Data:




