A Lagoa do Taquaral será palco neste final de semana do Campeonato Paulista de Handebol de Areia. A primeira etapa da competição acontece pela primeira vez no interior do estado, e Campinas foi a cidade escolhida pelos organizadores do campeonato.
No sábado, 22 de agosto, as equipes profissionais masculinas e femininas entram em quadra. Já no domingo é a vez das categorias juvenis, para os atletas nascidos até 1991. A expectativa é que cerca de 30 times participem nos dois dias de competição. As partidas começam sempre às 9h.
A realização da etapa campineira só foi possível graças a uma parceria da entre a Associação Campineira (ACH), Associação Metropolitana de Handebol e a Federação Paulista, com a Secretaria de Esportes e Lazer.
A pasta está viabilizando toda a estrutura para a realização do evento. Profissionais da Secretaria estão apoiando a montagem da estrutura física e a preparação das quadras com as demarcações e colocação das traves. Professores e estagiários estarão presentes nos dois dias para auxiliar na organização. Além disso, frutas, isotônicos e água serão oferecidos para as atletas durante a competição.
Gustavo Petta, secretário de Esportes e Lazer, disse do orgulho da cidade em sediar o evento. “Para Campinas é uma honra receber o campeonato de uma modalidade recente, mas que o nosso país já é uma das principais potências”.
Paulo Roberto Martins, diretor da Federação Paulista de Handebol, explicou do interesse da organização em realizar o campeonato no interior. “Nesses três anos de campeonato todas as edições aconteceram na Baixada Santista. A intenção da Federação era de levar a competição para o interior, justamente para facilitar o acesso das equipes praticantes da modalidade. E Campinas abriu as portas e ofereceu toda a estrutura necessária”.
Segundo Jaqueline Oliveira, presidente da ACH, a realização do campeonato na cidade faz com que a modalidade seja divulgada. “Nossa região tem um forte potencial no handebol, mas faltava uma cidade que tomasse a frente para sediar campeonatos para que a modalidade fosse ainda mais divulgada, e conseqüentemente mais pessoas se interessem em praticar, revelando possíveis talentos”, afirmou.
Competição
O Campeonato Paulista de Handebol de Areia de 2009 será dividido em cinco etapas. O sistema de disputa em cada uma delas é constituído por duas chaves que são encabeçadas pela cidade sede, e pelo atual campeão da competição.
Os times jogam entre si classificando-se os dois melhores para a próxima fase. Os classificados fazem um cruzamento onde serão definidos os campeões.
Os primeiros e segundos lugares de cada categoria recebem as medalhas. A cerimônia de premiação está prevista para acontecer às 16h30.
Programação
Campeonato Paulista de Handebol de Areia
Local: Lagoa do Taquaral – quadras de areia
22 de agosto (sábado) – Jogos das equipes profissionais
Início das partidas: 9h
Cerimônia de premiação: No final das partidas, por volta de 16h30
23 de agosto (domingo) – Jogos das equipes juvenis
Início das partidas: 9h
Cerimônia de premiação: No final das partidas, por volta de 15h30
Sobre a modalidade
O handebol de areia é disputado em uma quadra menor, que mede 27 por 12 metros. Cada equipe é formada por quatro atletas e as partidas são disputadas em sets, que têm duração de dez minutos.
Vence o jogo a equipe que conquistar dois sets. Caso ocorra empate, a decisão vai para o shoot out (jogador contra goleiro), que lembra o pênalti no futebol.
O Brasil tem uma das principais seleções, tanto no masculino como feminino. A última conquista aconteceu em julho quando as equipes disputaram o mundial na China. Os meninos ficaram com a medalha de ouro, e as meninas com a terceira colocação.
A equipe feminina teve no elenco a campineira Tatianne Yumi Nabissima revelada nas categorias de base da Associação Campineira de Handebol que conta com apoio do FIEC (Fundo de Investimentos Esportivos de Campinas).




