No dia 27 de agosto (5ª feira), o Jeito Moleque grava em São Paulo o terceiro DVD de sua carreira, que também terá seu lançamento em CD, o 5º de sua discografia. O novo projeto, ainda sem título definido, celebra os 11 anos de carreira do grupo, que se apresenta em um evento fechado para 1.500 convidados na The Week, no bairro da Lapa.
Nessa noite especial, Bruno Diegues (voz), Alemão (percussão e vocal), Carlinhos (cavaquinho e vocal), Felipe Saab (banjo, violões e vocal) e Rafa (percussão e vocal), contarão com as participações de artistas como os Demônios da Garoa e o Grupo Revelação, além dos os cantores Thiaguinho, do Exaltasamba, e Tatiana Portella, da banda de reggae gaúcha Chimarruts.
No show, o Jeito Moleque vai registrar ao todo 18 músicas para compor o repertório do DVD. De autoria do grupo, serão apresentadas as inéditas “Nunca perca essa mania” (Carlinhos / Alemão JM / Rafa Veríssimo), “Ela vem do céu” e “Larga tudo” (Bruno Diegues / Piu / Rafa Veríssimo), “Olha a coincidência” (Bruno Diegues / Rafa Veríssimo), entre outras.
A direção geral do projeto é assinada de Fabio Ponte, empresário da banda. A direção artística do DVD fica a cargo de Cesar Marzolla, que tem em seu currículo projetos como “Zezé Di Camargo & Luciano – 2 horas de Sucesso ao Vivo” (2009) e os “Acústicos MTV” de Roberto Carlos, Charlie Brown Jr., Lulu Santos, entre outros. Para o Multishow, César trabalhou nos projetos “Ana Carolina Ao vivo – Dois Quartos” (2008), “Ao Vivo Rita Lee” (2009) e “Ao Vivo Capital Inicial” (2008). Marzolla também acaba de dirigir o show da dupla Zé Henrique & Gabriel.
Criado por Zé Carratu, o cenário será construído a partir de materiais recicláveis e naturais, uma preocupação constante da banda, que investe em ações em prol da preservação do meio ambiente. Zé Carratu assina a cenografia da atual turnê “7 Vezes”, de O Rappa, além de projetos, como o cenário da edição 2009 do Prêmio Multishow.
A gravação do novo CD e DVD do Jeito Moleque será ambientada em dois espaços. Na primeira parte do show, a banda se apresenta em um clima descontraído em uma área externa, com lounge e piscina, rodeados por muitas plantas. Na outra parte, o grupo sobe em um segundo palco montado em uma pista de dança coberta, decorada com elementos que pretendem representar os agentes poluentes das grandes metrópoles, em uma referência ao meio ambiente urbano, tema do projeto do CD e do DVD. Antes do show, será servido coquetel para os convidados.
O maestro Lincoln Olivetti assina os arranjos de metais para cinco músicas do projeto. O Jeito Moleque grava seu novo CD e DVD acompanhado do maestro Walmir Borges (guitarra) e dos músicos João Marcos (baixo), Luis Cabral “Piu” (teclado), Fabio Viotto (bateria), Paulo Chagas “Azeitona” (trompete), Marquinhos Trombone (trombone), Samuel Pompeo (saxofone), Laércio da Costa e Adilson da Silva “Didão” (percussão). Reforçando o time, os backing vocals Vivian Matheus, Andre Mota e Helder Celso.
Na gravação do novo CD e DVD, o grupo também lança a campanha “Ando Preservando”, que pretende agregar todas as ações ambientais que o Jeito Moleque já desenvolve desde 2006. A nova campanha tem como objetivo contribuir para o debate sobre a melhoria da qualidade do meio ambiente e para a compreensão para público jovem sobre a importância desse tema.
O Jeito Moleque é o único grupo brasileiro com atuação efetiva na área ambiental. Entre as ações da nova campanha, o grupo vai gravar um mini-documentário sobre o meio ambiente urbano (que entrará no conteúdo dos Extras do DVD), além de utilizar alguns métodos ambientalmente corretos a cenografia e nos materiais de divulgação. O show ainda contará com monitores ambientais para atuarem na separação correta do lixo durante o evento, que também será neutro em carbono (a banda fará um reflorestamento para compensar a emissão de carbono gerada pelo evento).
Com o lançamento da campanha “Ando Preservando”, o Jeito Moleque tem como objetivo (re)conectar o público essencialmente jovem ao meio ambiente urbano e é por isso que o grupo elegeu São Paulo, uma das maiores e complexas cidades do mundo e sua terra natal, para trazer esse tema à tona.




