25.9 C
Campinas
sábado, fevereiro 14, 2026
spot_img

Instituto C&A e Secretaria Municipal de Educação lançam, dia 25/08, concurso de incentivo à leitura

Data:

O Instituto C&A e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo lançam, na próxima terça-feira (25/8), o “Concurso Escola de Leitores”, no CEU Vila Rubi, Grajaú, às 11h. O concurso é destinado à rede municipal de ensino de São Paulo e selecionará sete das escolas participantes, as quais receberão recursos financeiros e técnicos para colocar seus projetos em prática e irão conhecer iniciativas exemplares sobre o tema no Brasil e na Colômbia. Atualmente, a Colômbia é referência mundial em política de promoção da leitura.

Na ocasião, também será apresentado, das 9h às 11h, o resultado do projeto de Formação de Mediadores de Leitura, promovido pelo Instituto C&A em parceira com a Secretaria Municipal na região da Capela do Socorro, no ano passado. O curso envolveu cerca de 90 profissionais de ensino que atuam em 49 escolas de educação infantil e fundamental em locais como Socorro, Cidade Dutra, Grajaú, Parelheiros e Marsilac.

Escola de Leitores

O concurso está baseado no princípio de que “ler é uma prática social fundamental à formação do cidadão e importante via de acesso ao conhecimento e à cultura”. Visa reconhecer a leitura como prática social que ocorre em distintos tempos e espaços, situações e modos de realização; promover o pleno exercício do direito da criança e adolescente de acesso e uso do livro; estimular a coesão de forças da comunidade, bibliotecas escolares, bibliotecas comunitárias, organizações educativas e grupos organizados para a promoção da leitura, estabelecendo parcerias para o desenvolvimento de projetos.

Além disso, o concurso busca incentivar a participação de famílias e comunidades em espaços de leitura, assegurar a visibilidade pública e aprendizado, por meio de mecanismos de monitoramento e avaliação.

O “Concurso Escola de Leitores” integra o Programa Prazer em Ler, promovido pelo Instituto C&A, e faz parte das ações de incentivo à leitura desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

O Programa Prazer em Ler foi criado em 2006, e suas ações estão organizadas em torno de três frentes: desenvolvimento de projetos de leitura em diferentes espaços institucionais (ONGs, escolas, bibliotecas e outros); disseminação da importância da leitura e de boas práticas na área; e articulação de agentes sociais que podem atuar na promoção da leitura. Atualmente, 82 instituições sociais participam do Prazer em Ler, em todo o Brasil.

Serviço:

Lançamento do Concurso Escola de Leitores

Data: 25 de agosto, das 11h às 12h30

Local: CEU Vila Rubi

End: Rua Domingos Tarroso, 101, Grajaú, São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Lula define prioridade para segurança pública e governo anuncia concurso para PF

O ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil,...

Campinas está com inscrições abertas para quatro concursos públicos

Há vagas para a área da saúde e da...

Prefeitura de Campinas abre concurso para 271 vagas para diversos cargos

A previsão é que o primeiro edital seja publicado...

Inscrições para concurso da Caixa para pessoas com deficiência terminam nesta segunda

Para participar do concurso é necessário enviar relatório médico...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade