O Instituto C&A e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo lançam, na próxima terça-feira (25/8), o “Concurso Escola de Leitores”, no CEU Vila Rubi, Grajaú, às 11h. O concurso é destinado à rede municipal de ensino de São Paulo e selecionará sete das escolas participantes, as quais receberão recursos financeiros e técnicos para colocar seus projetos em prática e irão conhecer iniciativas exemplares sobre o tema no Brasil e na Colômbia. Atualmente, a Colômbia é referência mundial em política de promoção da leitura.
Na ocasião, também será apresentado, das 9h às 11h, o resultado do projeto de Formação de Mediadores de Leitura, promovido pelo Instituto C&A em parceira com a Secretaria Municipal na região da Capela do Socorro, no ano passado. O curso envolveu cerca de 90 profissionais de ensino que atuam em 49 escolas de educação infantil e fundamental em locais como Socorro, Cidade Dutra, Grajaú, Parelheiros e Marsilac.
Escola de Leitores
O concurso está baseado no princípio de que “ler é uma prática social fundamental à formação do cidadão e importante via de acesso ao conhecimento e à cultura”. Visa reconhecer a leitura como prática social que ocorre em distintos tempos e espaços, situações e modos de realização; promover o pleno exercício do direito da criança e adolescente de acesso e uso do livro; estimular a coesão de forças da comunidade, bibliotecas escolares, bibliotecas comunitárias, organizações educativas e grupos organizados para a promoção da leitura, estabelecendo parcerias para o desenvolvimento de projetos.
Além disso, o concurso busca incentivar a participação de famílias e comunidades em espaços de leitura, assegurar a visibilidade pública e aprendizado, por meio de mecanismos de monitoramento e avaliação.
O “Concurso Escola de Leitores” integra o Programa Prazer em Ler, promovido pelo Instituto C&A, e faz parte das ações de incentivo à leitura desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
O Programa Prazer em Ler foi criado em 2006, e suas ações estão organizadas em torno de três frentes: desenvolvimento de projetos de leitura em diferentes espaços institucionais (ONGs, escolas, bibliotecas e outros); disseminação da importância da leitura e de boas práticas na área; e articulação de agentes sociais que podem atuar na promoção da leitura. Atualmente, 82 instituições sociais participam do Prazer em Ler, em todo o Brasil.
Serviço:
Lançamento do Concurso Escola de Leitores
Data: 25 de agosto, das 11h às 12h30
Local: CEU Vila Rubi
End: Rua Domingos Tarroso, 101, Grajaú, São Paulo.




