No próximo dia 4 de setembro, a ABAL Campinas levará ao palco o Milésimo Recital da série “Encontros Musicais”, evento que integra a programação do Mês a Carlos Gomes 2009. O espetáculo foi idealizado para ser uma maratona lírica, da qual participarão cantores de Campinas e de nossa capital, especialmente convidados, mais o Brasileto Ensemble, de São Carlos e a Orquestra de Câmera Ars Musicalis, regida pelo Maestro Hermes Coelho. Este será o concerto de mais longa duração, realizado até hoje em Campinas, com 3 horas e 30 minutos de boa música lírica, e com a participação do maior número de cantores líricos já reunidos na cidade
História – A ABAL Campinas foi criada a partir de uma reunião realizada em outubro de 1981, na sede da Associação Campineira de Imprensa (ACI). No encontro, foi criado o lema “Para Nossa Voz Queremos Vez” por um grupo de artistas, liderado por Alcides Ladislau Acosta e o evento gerou uma atividade semanal de recitais de solistas líricos, conjuntos de câmera, corais e declamadores. A assembléia extraordinária de fundação da entidade ABAL Campinas aconteceu no salão social do Clube Semanal de Cultura Artística, na avenida Irmã Serafina, em 16 de abril de 1982.
Para poder realizar a série de recitais “Encontros Musicais” a ABAL Campinas obteve da Secretaria de Cultura um espaço existente no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, em 1982. Foi ali instalada a Sala Carlos Gomes e os concertos ali permaneceram até 1992. Posteriormente, a ABAL Campinas apresentou esses espetáculos líricos no salão do Jóquei Clube de Campinas, no Palácio dos Azulejos e na Estação Cultura, até que retornou ao Centro de Convivência com a reinauguração da Sala Carlos Gomes, em 17 de dezembro de 2005.
Data: 04 de Setembro de 2009
Horário: 19h
Local: Centro de Convivência Cultural – Sala Carlos Gomes
Entrada: Gratuita




