O Instituto Avon inicia uma nova fase em sua atuação pela diminuição dos índices de mortalidade por câncer de mama no Brasil. Dando prosseguimento ao trabalho iniciado em 2003, com o lançamento da campanha Um Beijo pela Vida, ele lança a campanha Avon contra o Câncer de Mama. A campanha traz em todas as suas peças o laço rosa, símbolo utilizado mundialmente pela Avon e muito divulgado durante o Avon Walk Around the World for Breast Cancer, evento que mobiliza milhares de pessoas em mais de 50 países em seis continentes, para mostrar o comprometimento da empresa com a causa.
Com a nova campanha, o Instituto Avon muda o direcionamento para apoio a projetos e passa a financiar a construção e aparelhamento de centros de prevenção, com capacidade para oferecer a usuárias do SUS, em um mesmo local, os exames necessários para descobrir precocemente o câncer de mama e, assim, oferecer maior chance de cura.
Uma prévia dessa linha de trabalho ocorreu no ano passado, com a doação de R$ 6 milhões para a criação de um centro dedicado inteiramente para a prevenção de câncer, dentro do complexo do Hospital de Câncer de Barretos. O centro terá uma ala exclusiva para o câncer de mama e atenderá mulheres vindas de todo o Brasil. A inauguração está prevista para novembro.
A campanha Avon contra o Câncer de Mama nasce robusta, pois incorpora ao seu portfolio a consolidação de todo o trabalho que foi desenvolvido por meio da campanha Um Beijo pela Vida, ao longo de seis anos. Foram mais de R$ 18 milhões investidos em promoção da detecção precoce do câncer de mama, em vários estados brasileiros, por meio de 66 projetos que promoviam de capacitação de profissionais e doações de aparelhos.
A estratégia atual para o combate à doença passa a ser o apoio a grandes centros de prevenção de câncer de mama, com dinheiro arrecadado por meio da venda de produtos que apóiam a campanha, vendidos no folheto de cosméticos da empresa. A Avon doa 7% do valor desses produtos para causa e as revendedoras encarregam-se, voluntariamente, da divulgação e venda desses produtos. Além disso, elas revendem a camiseta da campanha, cujo lucro reverte integralmente para a causa. Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda divulgam a camiseta deste ano, já à venda nos folhetos da Avon.
O câncer de mama no Brasil
Os números ainda assustam. Dez mil mulheres morrem no Brasil todos os anos porque em 60% dos casos o câncer de mama é detectado em estágio avançado. Entretanto, “o câncer de mama – uma das doenças que mais matam mulheres no Brasil – tem cura e a principal aliada nesse sentido é a detecção precoce, que eleva para 98% a chance de sobrevivência”, alerta Rita Dardes, diretora médica do Instituto Avon.




