Isabela Palhares
Dia 9 de setembro comemora se o dia do Veterinário. Sousas apresenta grandes possibilidades de trabalho para esses profissionais uma vez que não só os animais domésticos são numerosos, mas na região também encontram se muitas fazendas. Porém a profissão não se restringe apenas à atuação direta de cuidados com os animais, pois muitos profissionais com formação em medicina veterinária trabalham para garantir o cumprimento de normas de proteção à saúde, são os vigilantes sanitários.
Entretanto, no que diz respeito aos cuidados com os animais domésticos, Dr. Orlando Burgos Neto sugeriu alguns cuidados tais como garantir a eles um ambiente natural, próximo aquele que habitam quando não são domesticados. E além de carinho e afeto, garantir que recebam também disciplina. Outra recomendação do Dr. Orlando é que as pessoas procurem um especialista para orientá-las, uma vez que muitos animais ainda sofrem devido à falta de informação de seus donos. Dessa forma, é possível evitar que doenças humanas possam prejudicá-los, como: stress, diabetes e depressão.
Não só da saúde dos animais os veterinários cuidam, mas também se esforçam para manter os humanos saudáveis, através do controle sanitário. A profissão tem ganhado cada vez mais evidência já que tem promovido melhorias na área da saúde. Nos últimos anos foram realizados muitos congressos sobre saúde pública veterinária no país. Esse campo abrange o controle e erradicação de zoonoses, inspeção e fiscalização de produtos de origem animal, além do desenvolvimento de tecnologias para melhorar a qualidade dos alimentos.
Parabéns a todos os veterinários!
Vigilantes Sanitários
Você sabia que veterinários podem também trabalhar como vigilantes sanitários? Mas não são apenas eles, qualquer profissional relacionado com a área de saúde pode trabalhar para eliminar, diminuir e prevenir riscos à saúde. Esses fiscais sanitários podem trabalhar em questões relacionadas ao meio ambiente, além de fiscalizar a produção e circulação de bens e da prestação de serviços ligados à saúde. Dentre esses serviços está a fiscalização em bares, restaurantes e outros estabelecimentos sobre o cumprimento da nova lei antifumo. Eles não só devem se certificar da presença de cigarros acesos, mas também se o proprietário colocou cartazes e retirou cinzeiros.