No segundo encontro preparatório ao Fórum \”A Psicanálise Versus a Sociedade de Controle\” –10 de junho no Museu Brasileiro de Escultura (MUBE) – realizado na última quarta-feira (3), os participantes discutiram temas essenciais ao entendimento da atualidade: o Estado de exceção, o biopoder, a avaliação nas empresas e nas escolas, os limites da lei e a falta de limites dos contratos e do controle.
O psicanalista Jorge Forbes, que coordena o evento, falou sobre a passagem da sociedade disciplinar para a sociedade de controle. A sociedade disciplinar, segundo ele, é típica da era anterior: a família, a escola, a empresa, o exército, o hospital. A sociedade de controle veio substituir esta, parece mais flexível, por não corresponder a padrões universais de comportamento, mas é tão ruim quanto. Está se infiltra em todos os lugares. O filme Minority Report, de Steve Spielberg, é um exemplo. Controladores e controlados são cúmplices.
As instituições escola, hospital, fábrica, prisões estão condenadas, num prazo mais ou menos longo. Elas estão tornando-se obsoletas no mundo atual, perderam sua função de confinamento, que era uma característica da sociedade disciplinar, conforme o estudo do filósofo Michel Foucault. A plasticidade da sociedade atual disfarça um controle, é menos evidente, mas não menos danoso que na anterior. Isso porque, diante da angústia da liberdade, característica do tempo da globalização, o homem tem se tornado cúmplice do seu controlador. As crenças de que para tudo tem remédio, de que o sofrimento e a felicidade podem ser medidos, muito divulgadas pela mídia, contribuem para o estabelecimento dessa sociedade de controle.
No dia 30 de maio, terça-feira, o filósofo Sébastien Charles, da Universidade de Quebec, Canadá, fará, no IPLA, Instituto da Psicanálise Lacaniana, uma conferência sobre A felicidade nas sociedades hipermodernas, articulada com o terceiro segmento em preparação ao Fórum “Psicanálise Versus a Sociedade de Controle” que acontece no dia 10 de junho, no MUBE/SP, Museu Brasiliero da Escultura.
->Abaixo, resumo da conferência “Você quer ser avaliado?” discutida no último dia 10 de maio no IPLA. O encontro foi o segundo dos estudos preparatórios para o Fórum “Psicanálise Versus a Sociedade de Controle”




