28.9 C
Campinas
quinta-feira, setembro 19, 2024

As novas fronteiras do desenvolvimento sustentável

Data:

As novas fronteiras do desenvolvimento sustentável é em homenagem “Pai do Biodiesel”, o grande brasileiro Expedito Parente, que faleceu terça-feira aos 71 anos. Engenheiro químico cearense, professor aposentado da Universidade Federal do Ceará, Parente desenvolveu o método de produção de biodiesel que viria a submeter ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), em 1980, tendo sido garantida, em 1983, a primeira patente no mundo para um processo de produção em escala industrial de biodiesel.

O biodiesel, combustível produzido a partir de óleos vegetais ou com gorduras animais, é reconhecidamente uma destacada fonte de energia sustentável, tão importante que rompe com o paradigma da dependência do petróleo. Expedito Parente, que o desenvolveu, deixa seu nome na história brasileira e mundial do desenvolvimento sustentável.

O Brasil, por sinal, tem dado exemplos de sustentabilidade, conceito que começou a ser estruturado em 1972 na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada na Suécia, e foi consolidado na ECO-92, no Rio de Janeiro, ao associar os termos meio ambiente e desenvolvimento.

Em linguagem simples e sintética, o desenvolvimento sustentável acontece quando usamos nossos recursos de hoje, sem comprometer nossas necessidades de amanhã, do futuro de nossas gerações.

A conferência “As novas fronteiras do desenvolvimento sustentável”, realizada pelo Fórum das Américas, destaca a importância de Campinas e região, onde estão bons exemplos de produção, seja em tecnologia, seja em agronegócio, com destaque para a cana de açúcar.

Escrevi em um artigo que, na Grécia antiga, a sabedoria já apontava para a convergência do mundo da produção com o da utilização inteligente dos recursos naturais. É forte o elo entre as palavras economia ou a administração da “casa”, e ecologia ou o estudo da “casa”. Enfim, como gerir e conhecer esta casa comum que é o nosso planeta.

São quase sinônimos, e, ainda assim, chega a impressionar como estiveram distanciadas como conceito e prática ao longo de tantos e tantos séculos.

Hoje, economia e ecologia se fundem, passam a integrar uma nova visão de mundo; uma renovada abordagem da atividade de produzir, compreender e utilizar os recursos naturais. Só pode haver desenvolvimento se este for econômica e – sobretudo – ambientalmente sustentável.

A sociedade precisa ter consciência de que o maior aliado do desenvolvimento sustentável é a própria formação de mentalidade da cidadania global sobre este assunto.

É impossível a uma empresa, seja em sua localidade imediata ou nos mercados mundiais, não ter a dimensão ambiental dentre suas práticas produtivas e de seu planejamento de marketing.

Uma nova geração de empresários e de negócios está emergindo no Brasil para congregar projetos ambiental e economicamente sustentáveis. É uma nova classe empresarial que trabalha por um Brasil mais limpo, rico e justo.

A realização da conferência em Campinas tornar a cidade o centro de referências no Brasil em práticas de uma sociedade sustentável.

Por Fernando Garnero

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Transporte Público: linha 240 será reforçada e terá novos horários, a partir de quinta, 19/09

A linha 240 (Jardim Garcia/Shopping Dom Pedro) terá reforço na frota e novos...

CPAT faz seleção para 180 vagas de emprego em novos restaurantes nesta terça, 17

O Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas...

Mais um dia de combate ao fogo em Sousas e Joaquim Egídio pelos Bombeiros

A Prefeitura de Campinas apoiou o Corpo de Bombeiros...

Secretaria de Saúde confirma mais seis mortes por dengue e total chega a 71

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou na tarde...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363