Uma série de atividades comemora os 32 anos da Mata de Santa Genebra, administrada pela Fundação José Pedro de Oliveira. Uma delas, a Semana de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Mata de Santa Genebra foi aberta nesta secta-feira, dia 12 de julho,, na Praça Peroba Poca, que fica ao lado da sede da reserva.
A sombra da mata foi doada ao município no dia 14 de julho de 1981, no aniversário de Campinas. Durante a cerimônia desta sexta-feira, o prefeito Jonas Donizette sancionou duas leis: a que oficializa a Semana de Meio Ambiente, que está na primeira edição, e a que regulariza o Conselho Administrativo da Fundação.
A cerimônia foi aberta pelo presidente da Fundação José Pedro de Oliveira, Pedro Pupo Nogueira, que destacou as ações que vêm sendo desenvolvidas pela instituição. “Gosto de lembrar a rica história da Mata. Teve um aspecto muito inteligente nessa doação ao município. Quando Jandyra (Pamplona, proprietária) doou a mata, mesmo quando não tínhamos a mesma consciência ecológica de agora, ela doou a sombra e não a terra, para que tivesse a garantia de ser preservada”, disse Pupo.
Após a solenidade para sanção das leis, crianças do Projeto Turma do Verde, da ONG Núcleo de Ação Social, parceira da Fundação, plantaram mudas de espécies nativas na praça. Na sequência, foram ministradas três palestras referentes a temas ambientais com os especialistas Ricardo Cardin, José Roberto de Miranda e o secretário do Verde, Rogério Menezes.
Ainda como parte das comemorações, a Mata de Santa Genebra estará aberta à população para visita monitorada, neste sábado, às 9h. Às 14h, haverá Ecocine, sessão de filmes gratuita relacionados à temática ambiental e com participação de diretores e produtores.
No domingo, haverá a corrida Ecorunnig 2013, às 8h. São mais de 700 participantes já inscritos. Ao longo do percurso, haverá informações ecológicas e a emissão de carbono desses três dias de evento será auditada. Como compensação, os 100 primeiros colocados plantarão árvores na mata.





