A Finep assinou nesta quarta-feira (30/10), no lançamento oficial da Missão 3 da Nova Indústria Brasil (NIB): Mobilidade Verde e Cidades Sustentáveis, ocorrido no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), 11 contratos de financiamento com empresas brasileiras que totalizam R$ 320 milhões, sendo R$ 220 milhões da Financiadora e R$ 100 milhões de contrapartidas das empresas. Saiba tudo sobre o anúncio da NIB. Veja vídeo da cerimônia.
Os recursos de subvenção econômica e de crédito da Finep são do Programa Mais Inovação e serão destinados ao desenvolvimento de novas tecnologias abarcadas por esta missão, que busca atuar nos setores de infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade sustentáveis, visando a integração produtiva e bem-estar nas cidades.
Um exemplo entre as inovações, é o projeto de um “barco voador”, veículo capaz de voar sobre a lâmina dos rios e que receberá recursos de R$ 10 milhões. A tecnologia vem sendo desenvolvida pela startup amazonense AeroRiver. Segundo a empresa, o barco voador poderá transportar até 10 passageiros, inclusive em períodos de seca, alcançando 150 km/h.
Os demais projetos envolvem soluções para aviação sustentável (por exemplo, um turbogerador híbrido movido a etanol), centros de pesquisa e tecnológicos, remanufatura de resíduos e desenvolvimento de caminhão elétrico autônomo para uso industrial, entre outros. Um dos objetivos da Missão 3 é ampliar em 25% a participação da produção brasileira na cadeia da indústria do transporte público sustentável.
A Finep foi representada na cerimônia, que teve a presença do presidente Lula e do ministro e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, pelo presidente da empresa, Celso Pansera.
Conheça os projetos:
1 – Barco Voador Engenharia e Desenvolvimento Ltda. Instrumento: Subvenção – Mais Inovação Brasil – Aviação Sustentável
Valor Finep: R$ 9.999.632,74
Diante dos desafios logísticos e ambientais da Amazônia, onde a construção de estradas é inviável devido aos altos custos e impactos ecológicos, a AeroRiver desenvolve o Volitan, um veículo de efeito solo que utiliza os rios como vias de transporte. Este veículo representa uma solução inovadora, superando as limitações de velocidade dos barcos tradicionais e minimizando o impacto ambiental. O Volitanm é uma alternativa sustentável e eficaz para o transporte regional e potencialmente global, marcando um avanço significativo na logística da região amazônica.
Este projeto se alinha estrategicamente com as metas do edital de promover tecnologias sustentáveis na aviação, reduzindo dependências tecnológicas e fomentando a reindustrialização nacional.
2 – Turbomachine Veículos e Motores Ltda – Instrumento: Subvenção – Mais Inovação Brasil – Aviação Sustentável –
Valor Finep: R$ 8.962.020,00
Com o avanço da propulsão elétrica, um problema que aflige os fabricantes de veículos elétricos tem sido a autonomia de voo e a limitada capacidade de carga útil dos veículos elétricos. O uso de um grupo gerador de pequeno porte, leve, movido a etanol, aqui proposto, apresenta-se como solução eficaz e portanto viável para o modelo sustentável, economicamente atraente e amigo do meio ambiente. O TG200 é um grupo turbogerador capaz de gerar até 200 HP de potência elétrica de pico. O modelo é composto por uma minigeradora de gases, uma turbina de potência e um gerador elétrico de terras raras, compacto e de alta rotação, eletronicamente controlado. O TG200 também apresenta características inovadoras, pois é movido a etanol, algo inédito no mundo.
3 – Ocellott Engenharia Ltda. Instrumento: Subvenção – Mais Inovação Brasil – Aviação Sustentável
Valor Finep: R$ 19.871.455,90
Resumo: O projeto visa desenvolver um Sistema de Distribuição Elétrica Aeronáutico Inteligente e de Alto Desempenho para aeronaves elétricas, buscando promover a sustentabilidade e a revolução energética na aviação. Isso acontecerá por meio da distribuição eficiente de energia das baterias de alta tensão para motores, conversores e carregadores, e o gerenciamento de cargas de menor potência, como iluminação, comandos de voo e comunicação. O projeto contribui para a redução das emissões de carbono e para um futuro mais sustentável.
4 – Robert Bosch Limitada – Instrumento: Subvenção – Mais Inovação Brasil – Resíduos, Saneamento e Moradia Popular
Valor Finep: R$ 3.030.947,35
A remanufatura de componentes automotivos é uma prática crescente que visa reduzir o desperdício de materiais e energia, promovendo a sustentabilidade. Por ser um mercado subexplorado no Brasil, a Bosch entende que é uma oportunidade estratégica dedicar esforços ao desenvolvimento de inovações tecnológicas nos processos de remanufatura. O projeto propõe avançar significativamente nessa área, focando em estratégias para o múltiplo reuso de componentes de vida finita, desenvolvendo métodos não-destrutivos de seleção de peças e otimizando processos de limpeza. Além disso, busca aprimorar técnicas de recuperação de peças danificadas e desenvolver uma linha produtiva de remanufatura para baixos volumes, além de calcular o balanço de CO2 ao longo do ciclo de vida dos produtos. Com duração de 24 meses, o projeto enfrentará desafios técnicos, como a adaptação de novas tecnologias ao contexto brasileiro e a garantia de alta qualidade e segurança das peças remanufaturadas.
5 – Sanesoluti Comércio de Instrumentação e Controle Ltda. Instrumento: Subvenção – Mais Inovação Brasil – Resíduos, Saneamento e Moradia Popular
Valor Finep: R$ 4.008.440,00
Este projeto propõe revolucionar o cenário do abastecimento de água no Brasil por meio de um hidrômetro ultrassônico embarcado. Este avanço visa, primordialmente, a redução das perdas hídricas, integrando sistemas de redução de perdas aparentes e reais, garantindo a acessibilidade eficaz aos dados de consumo. O objetivo final é transformar a gestão dos recursos hídricos no país, tornando-a mais eficiente e sustentável.
Os resultados almejados serão alcançados através da expertise técnica da Sanesoluti e do apoio da PUC/RS no desenvolvimento do projeto. Dessa forma, este projeto representa um verdadeiro ponto de virada no setor de saneamento, marcando o início de uma nova era de eficiência e responsabilidade dos recursos hídricos.
6- Paranoa Indústria De Borracha Ltda. Instrumento: Subvenção – Mais Inovação Brasil – Resíduos, Saneamento e Moradia Popular
Valor Finep: R$ 3.280.656,14
O objetivo do projeto é desenvolver a capacidade de projetar e produzir produtos com Formulações Híbridas Multi Sustentáveis. que combinam: Ingredientes sintéticos com resíduos de materiais sintéticos, em conjunto com resíduos de produtos naturais, impactando, em um mesmo produto, o maior número possível de cadeias da economia circular de diferentes naturezas.
O desenvolvimento do “EcoTapete”, um revestimento termoacústico para veículos pesados, consiste em Inovação Pioneira inteiramente produzida no Brasil. O projeto será desenvolvido pela equipe de pesquisadores multidisciplinares da Paranoá e contará com serviços de apoio técnico do SENAI Mário Amato, IPT e prestadores de serviços. As formulações testadas terão como insumos: negro de fumo de biomassa vegetal, a fibra granulada ou pó de casca de coco, pó de aparas de tapetes de PU (resíduo da produção interna), borracha sintética e natural, além de aditivos específicos, para criar um produto que não só excede padrões de qualidade em termos de elasticidade e resistência, mas também promove a sustentabilidade ambiental com base nos conceitos de economia circular atendendo aos padrões rigorosos da EURO7.
7 – Weg Drives & Controls – Automação Ltda. Instrumento: Subvenção – Mais Inovação Brasil – Mobilidade Urbana
Valor Finep: R$ 7.994.771,60
À medida que a eletrificação dos veículos continua a evoluir e se transformar em grande velocidade, o desenvolvimento e a qualificação adequada de componentes automotivos se torna ainda mais crucial, inclusive na etapa de prototipagem.
Para atender aos requisitos do setor, são necessários equipamentos e métodos precisos que viabilizem a construção e a avaliação de protótipos/componentes robustos e compatíveis com os oferecidos no mercado (desempenho x custo). A validação de uma bateria consiste em ensaios em ambientes controlados que visam simular a aplicação real no veículo, podendo incluir condições extremas de temperatura e corrente.
O projeto permitirá, além da elaboração de um protótipo funcional de pack, a instalação de um Centro de Tecnologia voltado para a validação de produtos relacionados à eletrificação do setor automotivo, agregando performance e segurança ao produto e proteção ao consumidor final de carros elétricos.
8 – Librelato S.A. Implementos Rodoviários – Instrumento: Crédito direto
Valor Finep: R$ 82.569.463,16
O projeto proposto no Plano Estratégico de Inovação da Librelato S/A refere-se ao desenvolvimento dos produtos abaixo, tratando-se de inovações que atendam não só o mercado nacional como o mundial. São oito propostas de pesquisa e desenvolvimento que abrangem: Eixo Adicional para Semirreboques; linhas de Furgões Lonados Multiusos e de Implementos Carga Fechada, engate esférico para semirreboques, entre outros. Através dos projetos propostos, a empresa pretende inovar e disponibilizar ao transporte rodoviário tecnologias que possibilitarão melhor desempenho e performance do segmento, principal meio de transporte nacional.
9- Vetore Indústria e Comercio de Autopecas Ltda. Instrumento: Crédito descentralizado
Valor Finep: R$ 15.000.000,00
Resumo: O sistema de arrefecimento a ser desenvolvido pela Vetore contém como diferencial inovador um resfriador de óleo acoplado à bomba d’água, de forma que o conjunto atua simultaneamente na refrigeração do motor e do óleo do motor, contribuindo positivamente para uma melhor eficiência energética, em que um único acionamento atua diretamente em dois sistemas de refrigeração. Adicionalmente, foram realizadas várias rodadas de ensaios CFD para atingir um design otimizado do rotor da bomba, com melhoria do escoamento hidrodinâmico, resultando também em melhor eficiência de aplicação e consequente redução de consumo do motor.
O modelo de motor híbrido a ser desenvolvido é o Micro BAS, uma categoria de tecnologia que usa um motor elétrico para fornecer energia ao virabrequim do motor de combustão interna por meio de uma correia serpentina. Ao montar esta unidade motor-geradora no local convencional tradicionalmente usado para o alternador automotivo padrão, permite-se um método de baixo custo de adicionar recursos híbridos moderados, como partida-parada, assistência de potência e níveis moderados de frenagem regenerativa.
A estimativa é de que este motor, associado ao conjunto de arrefecimento da Vetore, resulte em uma redução de 27% no consumo de combustível em relação à uma aplicação convencional.
10 – Lume Robotics S.A. Instrumento: Subvenção – Empresas Startups em Tecnologias Habilitadoras
Valor Finep: R$ 2.499.821,85
O projeto tem por objetivo o desenvolvimento e validação do primeiro Caminhão Elétrico Autônomo sem Cabine do Hemisfério Sul atuando na operação de transporte em ambiente industrial, implementando conceitos da indústria 4.0. Trata-se de um sistema robótico avançado, composto por hardware e software que confere a um veículo a capacidade de trafegar de modo totalmente autônomo, sem a necessidade de um motorista humano. O sistema é capaz de criar mapas e rotas de uma determinada região, localizar-se instantaneamente na região mapeada e trafegar de forma autônoma, evitando obstáculos estáticos e dinâmicos, lidando com todos os elementos de trânsito e alcançando o destino predefinido.
Estudos apontam que tecnologias de mobilidade autônoma são uma forte tendência mundial e que movimentarão 800 bilhões de dólares em 2035 e 7 trilhões de dólares em 2050, o que demonstra a importância do desenvolvimento e consolidação de uma tecnologia de mobilidade autônoma brasileira.
11- Embraer – Instrumento: Subvenção – Mais Inovação Brasil – Aviação Sustentável
Valor Finep: R$ 63.390.890,72
O projeto busca o desenvolvimento e validação de tecnologias para o projeto e manufatura de asas de grande eficiência aerodinâmica e estrutural, fabricadas com material compósito e o desenvolvimento e validação de processos e tecnologias que buscam automatizar tarefas da tripulação, reduzindo a carga de trabalho, viabilizando uma operação simplificada e com tripulação reduzida.
Por Finep