
O projeto Espaço Galeria SESI-SP apresenta de 7 de agosto a 19 de setembro, a exposição de Bete Esteves, pela primeira vez em São Paulo, no Teatro do SESI Campinas/Amoreiras. Em “Pro Céu, pro Céu, pro Céu, pro Chão, pro Chão, pro Chão…”, a artista cria obras que dão vida a objetos simples do cotidiano de forma lúdica. A classificação é livre e a entrada é gratuita. Em seu título a mostra faz referência ao universo infantil e sugere que basta mudar a perspectiva diante da forma como se enxerga as coisas, para se surpreender com as diferentes atribuições de sentido que existem nelas. Composta de instalações com fotografias, vídeos, desenhos e objetos, a exposição chama a atenção do público para eventos, muitas vezes, imperceptíveis no dia-a-dia.
Na obra há uma conexão entre arte e tecnologia, que pode ser observada por meio das instalações apresentadas e, para isso, a artista mistura conhecimento técnico e imaginação. Segundo Ivair Reinaldim, doutor em Artes Visuais, pela Escola de Belas Artes da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o conjunto de trabalhos de Bete Esteves é constituído por dispositivos poéticos e artísticos que produzem modos sensíveis de se relacionar com o mundo.
Em “Pro Céu, pro Céu, pro Céu, pro Chão, pro Chão, pro Chão..”,. destacam-se a série de fotografias Pontes Mínimas – imagens de pequenas pontes de madeiras instaladas sobre pequenas poças pluviais, ou sobre pequenas inundações formadas nas ruas e calçadas da cidade logo após as chuvas, e a série Lampírides, fotografias noturnas da ação de pescadores, feitas do alto de uma colina.
Ainda é possível conferir a instalação, Leve, que apresenta imagens de pipas presas a cabos elétricos. Já o vídeo Claras em Neve II, na perspectiva de Bete, mostra como os postes podem ser vistos como hélices batendo nuvens.
“Em seus trabalhos, Bete Esteves transforma simples objetos e detalhes arquitetônicos em máquinas que reinventam a realidade, criando situações lúdicas que aguçam nossa imaginação e fantasia, propiciando um encantamento e uma nova maneira de enxergar o mundo”, explica Diana Vaz, analista de Projetos Culturais do SESI-SP.
Lançamento
Na abertura da exposição de Bete Esteves, serão lançados dois catálogos que reúnem as obras e artistas que estiveram presentes na programação do SESI-SP, durante os anos de 2013 e 2014, fruto do primeiro Edital de Seleção dos projetos Espaço Galeria SESI-SP e Ocupação Artística no SESI-SP. As publicações, elaboradas em parceria com SESI-SP Editora, serão vendidas no dia e depois pela internet: www.sesispeditora.com.br
Sobre a artista
Bete Esteves é mestre em linguagens visuais e no momento está cursando doutorado, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vive no Rio de Janeiro e trabalha com desenho, vídeo, fotografia, objetos e instalações, sempre explorando a transdisciplinaridade. Tem se dedicado à criação de dispositivos poéticos que unem experiências artesanais, científicas e técnicas com aparatos mecânicos, digitais e tecnológicos.
A artista já participou de inúmeras exposições coletivas no Rio de Janeiro durante sua carreira. Em 2014, além de ter obra apresentada na exposição 32th Coopy RIghOTs – we MADE it READI, in Brazil, na Alemanha, participou da exposição Deslize no MAR – Museu de Arte do Rio, e teve seu trabalho adquirido para coleção do museu.
Sobre o projeto Espaço Galeria
“Pro Céu, pro Céu, pro Céu, pro Chão, pro Chão, pro Chão…”, faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP, que apresenta exposições itinerantes com linguagens e formatos distintos. As diferentes mostras circulam por unidades do SESI-SP durante oito meses, permanecendo até 45 dias em cada cidade.
Serviço
Espaço Galeria SESI-SP | Exposição “Pro Céu, pro Céu, pro Céu, pro Chão, pro Chão, pro Chão…” de Bete Esteves
Instalações, fotografias, vídeos, desenhos e objetos
Livre para todos os públicos | Entrada gratuita
Local: SESI Campinas/Amoreiras – Av. das Amoreiras, 450 – Parque Itália. Campinas/SP
Alvará: 3399/2015 | AVCB: 109666
Abertura da Exposição: 6 de agosto, quinta, 20h
Período expositivo: de 7 de agosto a 19 de setembro | de terça a sexta, das 8h às 20h30; aos sábados, das 14h às 19h, exceto feriados
Informações e agendamento para visitas educativas: (19) 3771-4100




