22.9 C
Campinas
quarta-feira, dezembro 4, 2024

Biblioteca muda de endereço com reforma em andamento

Data:

Reforma deve demorar mais três meses. Equipe foi deslocada para a pintura do antigo imóvel

Desde o final de abril, o Clube Recreativo Sousense passa por reforma para abrigar a Biblioteca Pública Municipal Guilherme de Almeida. A mudança foi realizada essa semana em meio a poeira, quebra de paredes e pintura do local.

De acordo com a nota oficial divulgada anteriormente pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas serão feitos pequenos reparos, necessários para abrigar adequadamente o acervo e as atividades desenvolvidas no local.

No entanto, as promessas ficaram só nas palavras, pois após quase três semanas em que a obra começou, pouco foi feito.

Outro fato que atrasou a reforma ficou por conta das adequações para alojar os ‘cafofos’ da Igreja de Sant´Ana, que utiliza o espaço desde 2021.

Na equipe de obra, apenas um pedreiro faz todo o trabalho de alvenaria. Alguns colaboradores que precisam pagar penas ou infrações perante a justiça aparecem no local para o trabalho de pintura, mesmo porque eles não podem exercer nenhuma atividade que coloque em risco sua integridade física.

Com isso, a obra segue em passos lentos contanto apenas com um funcionário da Secretaria de Cultura.

Apresentado um cronograma de obras pelo responsável dos serviços da Secretaria de Cultura, ainda falta executar: reparos do serralheiro na porta de entrada; construção de degraus para entrada principal; adaptação de copa e área de serviço para funcionários; manutenção vasos sanitários e pias; construção de área de acessibilidade; troca do forro, entre outros pequenos serviços.

Na área de segurança, o sistema de alarme, telefonia, internet e instalações elétricas para os computadores. Além disso, o local tem que obter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

A ideia da transferência para o Recreativo já vinha sendo ventilado desde maio do ano passado pelo  subprefeito Pedro de Oliveira que em visita a Biblioteca de Sousas pode conhecer de perto os projetos em andamento.

“A Biblioteca de Sousas é, além de um acervo de livros, um importante ambiente de informação, convívio e entretenimento para os moradores do nosso distrito. Com a mudança para o prédio histórico do antigo Clube Recreativo, ficará ainda mais bem localizada e continuará de portas abertas para receber o público”

Processo judicial

Desde 2005, há um processo de cobrança e execução fiscal do imóvel tramitando no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP).  O processo está nas mãos da juíza Ana Rita de Oliveira Clemente. Recentemente, em 16 de abril houve uma suspensão de prazo para que a Prefeitura se manifeste nos autos. Em face de tal montante a Prefeitura solicitou a justiça  a adjudicação do imóvel para fins de extinção do crédito tributário, pedido este que aguarda apreciação pelo Poder Judiciário. Hoje a dívida ajuizada do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) está em torno de R$ 842.061,85.

Sem diretoria ou membros que respondam pela Associação, o Clube Recreativo Sousense deixou de pagar o IPTU desde 1997.

Somente vencido esse processo, o prédio do Recreativo poderá passar por uma reforma estrutural e melhorias para os frequentadores. Antes disso, a Prefeitura de Campinas não pode realizar benfeitorias em imóvel particular.

Uso do espaço pela Igreja

Em 2017, um grupo de moradores e ex-sócios do Clube se reuniu para tomar posse do prédio. Na época, um parente se apoderou do local para moradia, enquanto o outro explorava comercialmente e alugava o espaço para bailes funks.

Após o despejo e a limpeza do prédio, com a retirada de duas caçambas de lixo. Desde essa época, a Igreja de Sant´Ana, como curadora do imóvel ficou também responsável pelo pagamento da água e luz, já que utiliza o espaço para armazenas os pertences da Festa de Sant´Ana. Mas, a partir da decisão da justiça, a Igreja que ocupa parte do andar térreo, deverá deixar o local.

História e Atividades Culturais

Inaugurada em 1960, a Biblioteca Pública Municipal Guilherme de Almeida é um dos espaços culturais mais importantes do Distrito de Sousas. O local oferece diversas ações destinadas ao fomento artístico e cultural, por meio da leitura e da literatura.

A Biblioteca promove palestras, contação de histórias, exposições literárias, encontros com escritores e artistas de Sousas e Joaquim Egídio, apresentações artísticas, espaço Gibiteca de histórias em quadrinhos. 

Promove, por meio dos serviços de extensão, a democratização do seu acervo que conta com 16 mil livros catalogados e quatro mil sem catalogação.

O público frequentador da Biblioteca de Sousas, ao longo do tempo, vem se diferenciando com a presença de crianças e adolescentes, que acompanhados dos pais, adquiriram o hábito e o prazer da leitura.

Outros grupos utilizam o espaço para encontros como, por exemplo, grupo de psicologia do Centro de Saúde de Sousas. Alunos da escola Tomás Alves visitam a biblioteca constantemente como atividade educacional.

Há os grupos de leitoras bordadeiras que se reúnem para leitura de livros e discussão sobre o tema. Elas já leram autores como Isabel Allende, Machado de Assis, entre outros. A procura de títulos pelos frequentadores da Biblioteca prevalece o romance como os mais procurados.

Ainda dentro do perfil dos frequentadores há aqueles que buscam o espaço para fugir do trabalho home office.

“A Biblioteca de Sousas se tornou um espaço de convivência, um local cultural que debate várias áreas do conhecimento. A Biblioteca deixou de ser lembrada apenas como espaço da escrita e caminha para a oralidade”, conta o bibliotecário Marcelo Ferreira.

Visitas

A Biblioteca recebe em média por mês 350 pessoas. O espaço funciona de 2ª à 6ª feira, das 9h às 16h. O novo endereço é a Rua 7 de Setembro, 41 em frente a Praça Beira Rio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Quatro linhas terão mudanças no atendimento às estações da Lix da Cunha

Os usuários do transporte público coletivo que realizam embarque...

Prefeitura de Campinas mantém parques e bosques fechados após alto índice acumulado de chuvas

Medida visa garantir a segurança dos visitantes. A cidade...

Corredor BRT Ouro Verde ganha videomonitoramento de faixa exclusiva

A partir desta segunda-feira, dia 2 de dezembro, a...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363