Os cinco ginastas que estão representando o Brasil na etapa da Copa do Mundo Ghent de Ginástica Artística, na Bélgica, garantiram vaga nas finais durante as provas classificatórias realizadas hoje (03) e amanhã entram em ação novamente no Ginásio Topsporthal Vlaanderen, para disputar medalhas.
Pela Seleção Masculina, que está sob o comando do técnico Renato Araújo, serão três chances de subir ao pódio. Diego Hypolito foi o melhor no solo e classificou em primeiro lugar, com a marca de 15.950. E o bicampeão mundial também foi bem no salto, alcançando 15.437, nota que o colocou na sétima posição. Quem também brilhou foi Arthur Zanetti que correspondeu às expectativas em seu aparelho principal, garantindo vaga na final das argolas, com 14.875, em quinto.
Entre as meninas, acompanhadas pelo treinador Ricardo Pereira, Jade Barbosa tentará repetir o bom desempenho amanhã e levar o ouro no salto, já que hoje terminou em primeiro, com 14.225. E o Brasil fez dobradinha no salto, já que Adrian Gomes também se classificou, ficando em quarto lugar, com 13.850. E outra ginasta do País que promete dar show nas finais é Daiane dos Santos, que, de volta a uma Copa do Mundo, alcançou a segunda nota mais alta do dia: 13.700.
A delegação brasileira na Bélgica tem como chefe de delegação Eliseu Burtet. A competição é um grande teste para dois desafios importantes que o Brasil terá pela frente: o Mundial de Ginástica Artística do Japão, de 07 a 16 de outubro, e os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, de 19 a 31 do mesmo mês. São 41 países competindo em Ghent, cerca de 140 atletas na Ginástica Artística Masculina e aproximadamente 80 na Feminina.
Confira a programação para as finais, amanhã (horário do Brasil):
8h30 – salto masculino
9h10 – solo masculino
10h30 – cerimônia de premiação
11h15 – solo feminino
11h55 – salto feminino e argolas masculino
12h35 – cerimônia de premiação