Os servidores que não concordarem com o resultado da Avaliação de Desempenho podem entrar com recurso até 22 de dezembro
A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas encerrou, na última sexta-feira, 10 de dezembro, o prazo para a entrega da Avaliação de Desempenho dos servidores. A avaliação foi aplicada para 11.029 funcionários, mais de 99% dos que estavam aptos para o processo.
Para a secretária da Pasta, Eliane Jocelaine Pereira, o resultado foi um sucesso. “Esta é a primeira avaliação que aplicamos desde 2015, e é a primeira com o altíssimo percentual atingido dentro do prazo. Ficamos muito felizes com o resultado, que mostra o comprometimento dos gestores que aplicaram as avaliações e dos servidores que foram avaliados”, disse.
Além de ser uma importante ferramenta de gestão, o resultado da Avaliação de Desempenho também servirá para definir a relação de servidores que vão progredir na carreira. “O recurso para a progressão do próximo ano já está garantido. Essa retomada é muito importante para a nova política de gestão de pessoas que estamos implementando”, completou.
Os servidores que não concordarem com o resultado da Avaliação de Desempenho podem entrar com recurso até 22 de dezembro. O recurso deve ser preenchido em formulário específico (F0919) e protocolado para a Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.
Vantagens
A Avaliação de Desempenho foi aplicada aos servidores estáveis e aos que ocupam Função Pública ou Função Atividade, além dos professores substitutos reintegrados judicialmente e estáveis por decisão judicial.
Para a Administração, entre as vantagens estão o aumento da transparência entre o gestor e o servidor; a identificação de gaps entre o desempenho ideal x real; a possibilidade do planejamento de alocação e remanejamento de servidores; a criação de um banco de talentos baseado na produtividade e competência; o realinhamento das ações frente aos objetivos da gestão; e subsidiar os planos de carreiras.
Para os servidores, haverá reforço ou realinhamento do desempenho; a oportunidade de participar de projetos internos; a elaboração do PDI – Plano de Desenvolvimento Individual; aumento do autoconhecimento pelo feedback recebido; e evolução funcional.