Com conceito inovador, e inspirada nas coffee vans, cafeterias instaladas em vans, muito comuns na Austrália, chega à Campinas a The Coffe, cafeteria itinerante lançada pelo barista Marcelo Miranda e sua sócia Hidynara. Com uma estrutura enxuta, a cafeteria móvel possui tendas, máquinas de café profissionais da marca La Spaziale (uma das melhores máquinas de expresso do mundo), e funcionários treinados à disposição. A The Coffee oferece dez itens em seu cardápio: café expresso, maquiato, cappuccinos italiano e de chocolate, moka, long black, moka ice, cappuccino italiano ice, cappuccino ice e chocolate quente. Os preços do copo de 280 ml variam de R$ 3 a R$ 6.
A cafeteria não se esquece do meio ambiente e utiliza copos descartáveis recicláveis. Os mexedores são de madeira de reflorestamento e todos os ingredientes utilizados para compor o café são da Senhor Café.
Com o aumento no consumo e apreciação de café de qualidade por parte dos brasileiros, cresceu também o interesse dos organizadores de grandes eventos em oferecer o produto aos frequentadores. Entre os eventos que a The Coffee participou estão Tattoo Week SP, festas juninas de tradicionais clubes da cidade como Tênis Clube e Hípica e encontros religiosos. A empresa acaba de fechar parceria com a Casa Cor, renomado evento de decoração que tem início em 18 de setembro em Campinas.
“Quando nos chamam para um evento, montamos a nossa estrutura em 15 minutos. É muito simples. Também temos a estrutura necessária para eventos simultâneos”, explica Marcelo, que já participou de festas juninas a convenções em todo o estado de São Paulo desde que abriu a empresa.
O café no mundo
Os maiores produtores mundiais de café são: Brasil, Vietnã e Colômbia. Juntos, esses países respondem por mais da metade da produção mundial. O Brasil responde por cerca de 30% da produção mundial, sendo que 75% deste café é do tipo arábica.
De acordo com dados do IBGE/ POF e Associação Brasileira da Indústria de Café – Abic, a taxa de crescimento do consumo vem superando o crescimento populacional do país. A média do consumo de café moído em domicílio passou de 3,72 kg/habitante/ano em 2003 para 4,65/kg/habitante/ano em 2009. A Região Sudeste do país mantém o maior consumo per capita e a Região Norte conta com a menor média.





