O prefeito Demétrio Vilagra se reuniu na manhã desta terça-feira, dia 4 de outubro, com o vice-presidente de Distribuição da CPFL Energia, Hélio Viana, para definir detalhes do Plano de iluminação Pública do Cambuí. Segundo o prefeito, o projeto entrará em execução ainda este ano. “O projeto de iluminação aumentará a segurança, conforto e qualidade de vida da população, não só desse bairro mas de outras áreas que serão beneficiadas”, disse Vilagra.
Com custo estimado em R$ 1.413. 627,00 o convênio entre a Prefeitura e a CPFL Energia, que estabelece o novo plano de iluminação no bairro, será assinado na sexta-feira, dia 14 de outubro, durante uma solenidade que contará com a presença de representantes do Conselho de Segurança (Conseg), associação dos moradores, polícias Militar e Civil e comerciantes. De acordo com Viana após a assinatura do convênio o projeto já entrará em execução. “Nossa previsão é que toda a nova iluminação esteja instalada ainda antes do Natal”, afirmou.
O secretário de Serviços Públicos, Sebastião Arcanjo e o secretário Chefe de Gabinete, Nilson Lucílio, também participaram da reunião. Segundo Arcanjo, a iluminação abrangerá o bairro e arredores, promovendo a segurança dos moradores. “Toda a iluminação que já existe no Cambuí e que será substituída, será transferida para outros bairros para reforçar a iluminação e segurança. Para isso, pedimos à Polícia Militar que identifique os pontos mais críticos da cidade”, explicou o secretário.
Durante a reunião, ficou estabelecida também uma parceria da Secretaria de Serviços Públicos com a CPFL Energia, para um treinamento conjunto de poda de árvores com funcionários da empresa e do Departamento de Parques e Jardins (DPJ). “Nossa expectativa é que em 20 dias esse pessoal já receba novas orientações e, que assim, possamos otimizar o trabalho de poda de árvores na cidade”, afirmou.
Projeto
O Plano de Iluminação Pública do Cambuí, que prevê a instalação de cerca de 3 mil luminárias no bairro de Campinas, foi apresentado em reunião realizada entre o prefeito Demétrio Vilagra e gerentes da CPFL Energia no dia 15 de setembro. O plano prevê a instalação de conjuntos de lâmpadas de vapor metálico (linha branca), nas principais avenidas que dão acesso ao bairro, no contorno do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes e ruas internas. (Veja abaixo relação dos locais).
O Plano Diretor de Iluminação Pública começou na região Norte, seguindo para a Noroeste contemplando as avenidas Júlio Prestes e José de Souza Campos (Norte-Sul) e Aquidaban.
No caso do Cambuí, segundo o plano, as luminárias serão diferenciadas. Serão instaladas as do tipo ornamental, sendo que nas avenidas terão um braço Y com duas luminárias e nas ruas internas luminárias com um braço somente. A luz branca metálica foi propositalmente escolhida para destacar a arborização do bairro.
Segundo o Departamento de Iluminação Pública, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, não há em Campinas pontos escuros, sem luz. A cidade tem 100 mil pontos de iluminação pública. Na primeira etapa do Plano Diretor de Iluminação Pública foram beneficiados cerca de 20 mil pontos de iluminação ornamental com investimentos da ordem de R$ 10 milhões.
Confira as ruas que receberão nova iluminação:
Avenida José de Souza Campos – 536 luminárias
Avenida Dr. Moraes Sales + Viaduto Laurão – 388 luminárias
Av. Orozimbo Maia – 380 luminárias
Rua Irmã Serafina + Av. Anchieta – 240 luminárias
Rua Dona Libânia (parcial) – 15 luminárias
Av. Coronel Quirino – 64 luminárias
Rua Maria Monteiro – 87 luminárias
Av. Coronel Silva Teles – 43 luminárias
Av. Júlio de Mesquita – 57 luminárias
Contorno do Centro de Convivência – 110 luminárias
Demais ruas internas do Cambuí – 1.021 luminárias




