Campinas iniciou a ampliação da coleta mecanizada para recolher o lixo domiciliar em mais bairros. Serão instalados mais de 1,4 mil contêineres até junho. As primeiras unidades começaram a ser distribuídas há duas semanas, a partir de 25 de março, nas ruas dos bairros Botafogo, Jardim Chapadão, Bonfim e proximidades. Em breve, os equipamentos também serão colocados em vias da Ponte Preta, do Jardim Leonor e da Nova Campinas.
As novas unidades serão somadas aos 5,1 mil contêineres da coleta mecanizada que já funcionam na cidade, desde 2014, totalizando 6,5 mil equipamentos.
O secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explica que nestes primeiros dias o serviço está em fase de transição. “Embora tenha sido instalada a coleta mecanizada, a coleta do modo anterior continua sendo feita. Neste período, os moradores estão sendo orientados, por meio de panfletos, de que a coleta será mecanizada e o lixo deverá ser depositado no contêiner”, explica. A partir do dia 15 de abril, as vias que já receberam os contêineres terão somente a coleta mecanizada.
O secretário Paulella destaca que o sistema de coleta mecanizada traz vantagens como otimizar o serviço, que é mais rápido. “O lixo pode ser depositado no contêiner a qualquer momento do dia; há menos contato humano com os resíduos; evita que seja remexido por animais; não fica molhado pela chuva e evita que os sacos sejam rasgados e o lixo se espalhe pela rua ou levado pela água às bocas de lobo, o que pode causar entupimento”, explica.
Vandalismo
Um contêiner, deste primeiro lote que está sendo distribuído pelos novos pontos, foi vandalizado, no Jardim Chapadão, no dia 2 de abril. Foi colocado fogo no equipamento que estava instalado na rua Barbosa de Andrade. Quem observar o vandalismo de equipamentos públicos deve acionar a Guarda Municipal pelo 153.
Histórico
A coleta mecanizada foi implementada em Campinas em agosto de 2014. Os contêineres têm rodinhas, tampa e trava e permanecem em pontos pré-determinados das vias. Quando passa o caminhão de lixo, o contêiner é acoplado ao veículo e os resíduos são despejados no interior.