Uma grande roda de samba vai marcar o ingresso de Campinas no rol das cidades que comemoram o Dia Nacional do Samba, que vai acontecer na próxima sexta-feira, dia 2 de dezembro, a partir das 17h30, na plataforma da Estação Cultura Prefeito Antônio da Costa Santos.
Com entrada grátis, o evento tem o apoio da Prefeitura de Campinas e é realizado pela Liga Campineira das Escolas de Samba (Lesca) e pelo grupo Papo de Samba. Segundo Adilson Garcia, da organização, o objetivo é comemorar o dia Nacional do Samba, promovendo uma roda de samba daquelas de marcar época “e figurar no Guiness Book”.
Para tanto, estão sendo convidados grandes nomes do samba campineiro como Ido Luiz, Niva (do Partido Alto), Rinaldo (Rina), Fernando Revelação, Leandro Marçal e Alex, além de sambistas de Jundiaí e da Escola de Samba Camisa Verde e Branco, de São Paulo. Os grupos Ariá e Amizade também vão participar da grande roda de samba da sexta.
Tradição
Segundo o webmaster Paulo Eduardo Neves, do site Samba-Choro, o Dia Nacional do Samba foi criado pelo vereador baiano Luís Monteiro da Costa para homenagear o compositor Ary Barroso pela música “Na Baixa do Sapateiro”. Ocorre que Ary, mesmo tendo composto a música, ainda não conhecia a Bahia. Para resolver o problema, o vereador fixou como Dia Nacional do Samba a data em que Ary pisou em Salvador pela primeira vez, em dois de dezembro.
Neves informa que o Dia Nacional do Samba é comemorado em diversos municípios brasileiros, com destaque para as atividades em Salvador (onde a festa rola forte no Pelourinho) e no Rio de Janeiro, com o Pagode do Trem (um grupo de sambistas se reúne na Estação Central do Brasil, lota um trem e vai fazendo samba até Oswaldo Cruz).
Participaram e participam da festa grandes nomes do samba, como Paulinho da Viola, Elza Soares, Beth Carvalho e dona Ivone Lara, entre outros.