
Com uma verba destinada de R$ 300 mil reais, proveniente de uma emenda parlamentar do Deputado federal Carlos Sampaio (PSDB), o Campo de Futebol do Nova Sousas, aguarda há mais de cinco anos a liberação dos recursos para dar início às obras. O projeto contempla desde a reforma do gramado, vestiário, banco reserva, campo de bocha, alambrados, a parte hidráulica e elétrica.
Com a assinatura do convênio, os investimentos ficaram disponíveis para que a Prefeitura procedesse com os trâmites burocráticos para implementar as melhorias no campo de futebol. Ou seja; a prefeitura deveria gerenciar esse dinheiro da reforma. Ocorre, que R$ 30 mil reais já foram utilizados para elaboração do projeto, mas até agora, não há nenhum pronunciamento da Prefeitura Municipal de Campinas.
De acordo com o presidente da Associação de Moradores do bairro Nova Sousas, Messias da Silva Junior, foi criada uma comissão para acompanhar o andamento do processo. “A Prefeitura alega apenas que o projeto está parado. Mas, já faz cinco anos, que estamos aguardando a Prefeitura responder, porque o processo está parado?”, diz irritado.
O local é muito usado para torneios e eventos do bairro e freqüentemente acontece os Campeonatos de Futebol.“Com a promessa da verba, a Associação criou um projeto de futebol de areia, academia de ginástica da Terceira Idade, playground e escolinha de futebol gratuita para as crianças”, explica Messias.
Em 2015, uma decisão do Ministério Público (MP) proibiu a administração do espaço por terceiros. Por ser uma praça pública, a manutenção deverá ser feita pela Prefeitura de Campinas. Após essa determinação, toda a manutenção passou a ser de competência da subprefeitura de Sousas, o que não vem ocorrendo. “A Subprefeitura abandou o campo do Nova Sousas. Ela só vem fazendo o corte de grama. Já fiz várias solicitações ao subprefeito, e ele responde que, já está na programação, mas nada acontece”, desabafa.
Em reunião com o diretor de Parques e Jardins Luís Claudio, ficou estabelecido a criação de comissão, que futuramente faria a adoção da praça.”Agora vamos adotar a praça para fazer aquilo que a prefeitura não vem fazendo. Essa foi a forma que encontramos para não deixar o local abandonado”, finaliza.
Segundo, o presidente Messias Junior, a comissão também se reuniu com o secretário de Esportes da Prefeitura de Campinas, Dario Saadi, que orientou sobre o procedimentos de adoção de Praças. Agora, a comissão do campo prepara um estatuto para dar andamento legal de adoção.






