Os centros de saúde de Campinas vão funcionar nesta sexta-feira, 2 de maio, ponto facultativo na Prefeitura. No sábado, 3, as unidades que costumam funcionar (confira lista abaixo), ficarão abertas das 7h às 13h. A medida foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira, 29 de abril, e foi tomada em razão da sazonalidade das doenças respiratórias, que aumenta a procura por atendimento.
O objetivo é dar retaguarda para os hospitais, que estão sobrecarregados com casos mais graves. Por isso, a orientação é para que os casos mais leves procurem os centros de saúde ou UPAs.
No período entre abril e agosto há aumento na procura por atendimentos pediátricos, principalmente por problemas respiratórios. Em muitos casos os pacientes necessitam de internação e uso de oxigênio. É importante ressaltar que, apesar da alta demanda, todos os pacientes estão assistidos.
Para absorver esse aumento na procura, a Secretaria de Saúde e a Rede Mario Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar têm ampliado o número de leitos infantis desde março de 2025. Neste período, foram abertas 15 estruturas para crianças, sendo seis de UTI pediátrica no Hospital Mário Gattinho (em 25 de abril), cinco de UTI no Hospital Ouro Verde e quatro (duas de UTI e duas de enfermaria) na Irmandade de Misericórdia. Além disso, a Secretaria de Saúde negocia com o Hospital Samaritano a compra de mais quatro leitos de UTI infantil.
Outras medidas internas, como reorganização das escalas médicas e suspensão de férias em maio, junho e julho dos servidores envolvidos nos atendimentos dos pacientes respiratórios, foram tomadas para qualificar ainda mais os atendimentos.
Corpus Christi
A medida publicada hoje é válida também para o feriado de Corpus Christi, de 19 a 22 de junho. Os centros de saúde vão funcionar na sexta-feira, 20 de junho, ponto facultativo, e as unidades que abrem aos sábados ficarão abertas das 7h às 13h no dia 21, sábado.
CSs que funcionam aos sábados
Todos os sábados os centros de saúde Aeroporto, Parque Valença, Jardim Florence, Capivari, Santa Lúcia, Vista Alegre, União dos Bairros, DIC 1, Santo Antônio, Vila Ipê, São Quirino e Aurélia funcionam das 7h às 13h.
Vacinação
A Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação contra a gripe. Os imunizantes estão disponíveis nos 68 centros de saúde para os grupos prioritários.
Além da vacinação, há outros cuidados que devem ser tomados para evitar doenças respiratórias, como lavar as mãos frequentemente e manter os ambientes arejados e a etiqueta respiratória, além de usar máscaras se tiver sintomas.
Outra medida importante é evitar levar crianças em ambientes fechados, como por exemplo, shoppings.