
A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), mantida pela Secretaria de Cultura e pelo Governo do Estado de São Paulo, sob direção de Inês Bogéa, retorna à Campinas, interior de São Paulo, para mais uma temporada de espetáculos. As apresentações acontecem nos dias 6 e 7 de março, respectivamente, sexta-feira e sábado, às 21h, e dia 08/03 (domingo), às 18h, no Teatro José de Castro Mendes (R. Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas). Todos os dias, meia hora antes das apresentações noturnas da SPCD, a Cia. Domínio Público, grupo de Campinas, sob direção de Holly Cavrell, apresenta uma performance na frente do Teatro. Além das apresentações noturnas, a SPCD realiza três atividades educativas e de formação de plateia: um Espetáculo Gratuito para Estudantes e Terceira Idade (07/02) e duas Oficinas de Dança (08/02). As apresentações, assim como as atividades educativas, são gratuitas.
”Estamos muitos felizes em voltarmos à Campinas e ao palco do Castro Mendes, com espetáculos e programas educativos. Pensamos em um programa especial, o qual contempla duas remontagens de obras de grandes nomes da dança internacional e a estreia de uma coreografia criada exclusivamente para a SPCD”, fala Inês Bogéa, diretora artística da São Paulo Companhia de Dança.
Na ocasião, o público poderá conferir a estreia mundial de Céu Cinzento, coreografia criada especialmente para a Companhia pelo coréografo Clébio Oliveira, para o Ateliê de Coreógrafos Brasileiros 2015, que aborda o arquétipo dos amores impossíveis presente no inconsciente coletivo e representado em obras como Romeu e Julieta, de William Shakespeare.
“Céu Cinzento inspira-se nessa história e questiona: qual seria o rumo das tragédias se os amantes ficassem cegos em vez de morrerem? Aqui, o final trágico dos amantes dá lugar a essa nova versão e dentro dessa perspectiva, o casal se perde numa espécie de labirinto e tenta de forma desesperada se encontrar. A obra traz à tona a necessidade do movimento como forma integradora dos sentidos”, fala o coreógrafo
Ainda no programa estão workwithinwork, de William Forsythe, coreografia que cria um fluxo contínuo de movimentos a partir de variações da técnica clássica, sem rupturas ou articulações distendidas, fazendo referência ao passado e, ao mesmo tempo, atualizando-o, tendo como trilha uma peça para dois violinos de Luciano Berio.
E para completar a noite também será apresentada Petite Mort, de Jirí Kylián, que tem como tema principal o prazer e a duração desse momento, no qual somos lembrados de que a vida é relativamente curta. A coreografia é executada sobre dois concertos de Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791).
Entre os bailarinos que se apresentam está André Grippi, que nasceu em Campinas e integra a São Paulo Companhia de Dança desde janeiro de 2012.
Para participar das Oficinas de Dança, basta preencher a ficha de inscrição disponível no site da SPCD http://spcd.com.br/proximas_atividades.php. Informações podem ser obtidas pelo email educativo@spcd.com.br. Todas as atividades são gratuitas e acontecem no Teatro José de Castro Mendes.
SERVIÇO
De 07 a 08 de março | sexta-feira e sábado, às 21h; domingo, às 18h
Teatro José de Castro Mendes
Endereço: R. Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas (SP) |
Telefone: (19) 3272-9359
Duração: 90 min | Ingressos: Gratuito. Os ingressos serão distribuídos no teatro 1 hora antes dos espetáculos.
Capacidade: 760 lugares | Classificação Indicativa: Livre
GRUPO CONVIDADO: Cia. Domínio Público | CAMPINAS
De 07 a 08 de março | sexta-feira e sábado, às 20h30; domingo, às 17h30
Em frente ao Teatro José de Castro Mendes
Suportar, de Holly Cavrell
Duração: 25 min
Ingressos: Gratuito | | Classificação Indicativa: Livre
ATIVIDADES EDUCATIVAS
Todas as atividades são gratuitas e acontecerão no Teatro José Castro Mendes (R. Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas – SP)
Inscrições pelo link: http://spcd.com.br/proximas_atividades.php
Informações: educativo@spcd.com.br




