18.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Colégio gratuito da Grande São Paulo eleva índice de alunos aprovados em universidades públicas de 17% para 77,2% em 4 anos e desempenho na prova do ENEM melhora 9,1%

Data:

O Colégio Termomecanica (CTM), da Fundação Salvador Arena, encontrou um jeito diferente da maioria das instituições de ensino da Grande São Paulo para preparar os alunos para os vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O índice de alunos aprovados em universidades públicas passou de 17% em 2010 para 77,2% em 2014. Além disso, a média total do resultado no ENEM, considerando a parte objetiva e a redação, passou de 672,78 em 2009 para 734 em 2012, último resultado divulgado pelo Ministério da Educação.

Os resultados são frutos de professores altamente capacitados e atividades curriculares diferenciadas, como aulas de educação financeira, agricultura, modelismo, filosofia, inglês e espanhol, oferecidas paralelamente ao currículo básico escolar desde a educação infantil. Outra iniciativa são as atividades que envolvem temas que são amplamente discutidos no país, como política, economia, literatura e direitos humanos. Os assuntos são levados para a sala de aula e para o evento “Arena em Debate”, que traz personalidades destas áreas para bate-papos com os estudantes.

O projeto “CEFSA Solidário”, do Centro Educacional da Fundação Salvador Arena, também contribui para que os alunos estejam mais atualizados. O objetivo é colocar o estudante em contato com a comunidade e estimulá-lo a pesquisar assuntos como, por exemplo, a deficiência visual, tema abordado no último ano, e os efeitos do dióxido de carbono no meio ambiente, tema da edição de 2014.

Sobre a Fundação Salvador Arena
Idealizada e criada em 1964 pelo engenheiro Salvador Arena, empresário do setor metalúrgico e proprietário da Termomecanica São Paulo S. A., a Fundação é uma instituição civil de finalidade filantrópica, direito privado e sem fins lucrativos que mantém atividades de apoio social voltadas à transformação social e, em especialmente, educação.

Hoje, a Fundação Salvador Arena é administrada por um Conselho Curador, que manteve os projetos originais e vem ampliando os investimentos sociais e educacionais ao longo dos últimos anos. Além de desenvolver projetos próprios, como o Colégio Termomecanica e a Faculdade de Tecnologia Termomecanica, a Fundação implementa programas que visam ao fortalecimento do terceiro setor por meio do apoio a entidades beneficentes, filantrópicas e ONGs e da capacitação de dirigentes e técnicos dessas organizações.

Em 2013, o foco de investimento da Fundação Salvador Arena foi educação, que recebeu o maior volume de recursos, da ordem de R$ 41 milhões, seguido de assistência social, para a qual mais de R$ 6 milhões foram aplicados em iniciativas de desenvolvimento social, comunitário e fortalecimento de organizações do terceiro setor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Seis em cada 10 escolas têm regras para uso do celular pelos alunos

Seis em cada dez escolas de ensino fundamental e...

Ceprocamp abre matrículas para cursos de qualificação profissional no dia 15

As matrículas dos cursos de qualificação disponíveis no Centro...

Novo Ensino Médio mudará rotina da comunidade escolar

A aprovação da reforma do ensino médio pela Comissão...

Ceprocamp está com inscrições abertas para o curso Técnico em Química

O Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) está...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363