As paradas policiais em Sousas tem despertado polêmica entre os moradores e visitantes dos distritos. O responsável pela companhia, Capitão Beneducci esclarece como são feitas as ações e dá dicas de segurança.
Beneducci indica o site da Polícia Militar (www.policiamilitar.sp.gov.br) para que a população tenha acesso as dicas de seguranças e prevenção. “Se a população acatar as dicas será muito importante para redução e prevenção dos crimes na região, a população tem que participar dos conselhos de segurança (Conseg) da sua região e fazer sua parte”, afirma. O Capitão ressalta também que é importante ter um plano de ação para emergências e convida para a reunião do Conseg no dia 20/08 às 19h30 no salão da Igreja Nossa Senhora de Fátima no Taquaral. “Polícia Comunitária: Polícia e comunidade juntas para um bem comum”, conclui Beneducci.
Jornal Local: Quando são realizadas as blitz em Sousas?
Polícia Militar: São realizadas diariamente, temos dados estatísticos e levantamento criminal e nos baseamos neles para direcionar o patrulhamento e intensificar a área.
J.L: Qual o objetivo das blitz?
PM: O objetivo principal é aumentar a sensação de segurança dos cidadãos, garantindo a segurança efetiva, objetivando também a apreensão de drogas, armas, veículos e objetos furtados e pessoas procuradas na justiça.
J.L: Quantos veículos foram apreendidos?
PM: Sempre acontece apreensão de veículos, dificilmente eles são roubados ou furtados, a maior parte está irregular na parte de trânsito e encaminhamos para o pátio municipal.
J.L: Quantas multas de trânsito foram aplicadas? Quais são elas?
PM: Todos os dias e a todo o momento tem multas de trânsito, são mais de 10 por dia. A maioria por dirigir a falar ao celular, veículo com documentação irregular, pneu careca, entre outras, são multas corriqueiras. Aproveito para ressaltar a importância da direção segura e não use o celular enquanto dirigir é muito perigoso.
J.L: Houve prisão de suspeito de roubo, crime, entre outros?
PM: Sim, a gente tem prisões constantes, ou é uma pessoa procurada ou ladrão em flagrante. Reafirmo a importância da participação da comunidade, você pode fazer denúncia anônima através do 181 oi 190 para emergência. Isso ajuda muito polícia. Se você desconfiar de alguém, denuncie para prevenir, já pegamos bandidos em flagrante através desse sistema.
J.L: Multas por dirigir alcoolizados existiram?
PM: Dificilmente, quando o cidadão vê que está tendo uma blitz, ele desvia. Nós sempre estamos em pontos estratégicos, mas quem não pratica a direção segura disfarça, para em algum lugar, especialmente no período noturno, próximos aos bares e lugares que há o maior consumo de bebidas alcóolicas. Usamos o bafômetro e já pegamos algumas pessoas nessas condições.
J.L: A ação acontece na maior parte aos finais de semana ou durante a semana?
PM: As blitz são intensificadas aos finais de semana, são dias propícios. As operações com bloqueio são feitas sem bafômetro, mas se suspeitarmos de alguém fazemos o teste, se a pessoa negar, ela é conduzida o DP (Distrito Policial) para constatação do delegado ou até mesmo pelo IML (Instituto Médico Legal), mesmo que a constatação seja apenas visual.




