A Estação Ambiental de Joaquim Egídio promoveu hoje (22), a celebração ao Dia Mundial da Água. Música, poesia e até marcha fúnebre compuseram o repertório da caminhada ecológica e cultural. O evento teve início às 10h, com a saída em passeata dos alunos da Escola Estadual Professor Barreto Leme, em Joaquim Egídio, até a sede da subprefeitura local.
A caminhada foi promovida pela Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS). Munidos de poesias, faixas e cartazes, os alunos fizeram paradas pelo trajeto para lembrarem, com marcha fúnebre, o desastre ambiental ocorrido com o Rio Doce, em Mariana (MG). No salão comunitário da subprefeitura, o grupo foi recepcionado com exibição de vídeos e músicas, recitais de poesias, e com uma mesa de frutas.
De acordo com as educadoras ambientais Cláudia Esmeriz e Márcia Toledo, a ação tem por objetivo conscientizar sobre a importância da preservação dos mananciais hídricos para a preservação da vida e mostrar como as questões locais podem refletir em outros pontos do planeta. “Nas questões ambientais, todas as ações estão interligadas, numa relação de causa e efeito. Tomamos com exemplo o desastre ambiental em Mariana, cujas consequências são sentidas a quilômetros de distância”, afirmam as educadoras.