O projeto “Concertos Metropolitanos” vai promover a última apresentação da série 2009: será um concerto gratuito da Orquestra Sinfônica de Campinas, no dia 8 de dezembro, às 20h, na Catedral Metropolitana da cidade – com entrada franca.
No programa, nada menos do que MOZART e sua “Vesperae Solennes de Confessore, KV 339” para orquestra, coro e cantores solistas Elayne Casehr (soprano), Keila de Moraes (contralto), André Vidal (tenor) e Sávio Sperandio (baixo). O concerto conta com a participação dos coros do Collegium Vocale Campinas e dos Meninos Cantores de Campinas. Tudo isso com a regência do maestro suíço Karl Martin.
A série Concertos Metropolitanos procura levar a música de qualidade para todos os públicos em apresentações abertas e gratuitas.
A ação tem patrocínio da Katoen Natie, apoio do Ministério da Cultura – e é produzida pela produtora Direção Cultura, também de Campinas, uma das mais atuantes do Brasil, que em mais de dez anos já produziu dezenas de espetáculos de música e artes cênicas.
Conheça a Sinfônica de Campinas
Uma das mais dinâmicas orquestras do país, foi a primeira instituição de seu gênero a surgir em uma cidade brasileira que não é capital de seu Estado. Já no início do século XX, o amor do povo campineiro pela música transformou a cidade em rota obrigatória de alguns dos principais programas sinfônicos e operísticos, estimulando, assim, a criação de uma orquestra local.
Atualmente, tem como diretor o violinista Arthur Achilles Gonçalves, como regente titular, Ligia Amadio, regente associado Parcival Módolo, e regente convidado principal, o suíço, Karl Martin. Para este ano, uma das propostas da orquestra é dar continuidade ao trabalho de levar a música ao maior número de pessoas, tanto da cidade como da Região Metropolitana, valorizando sempre a obra de seu mais ilustre compositor, o maestro Carlos Gomes, de seus novos compositores campineiros e de grandes nomes da música nacional e internacional.
Agenda
O quê: Concertos Metropolitanos com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Quando: 8 de dezembro, terça-feira, às 20h
Onde: na Catedral Metropolitana de Campinas
Aberto ao público/ Entrada Franca
Realização:
Direção Cultura Produções




