Proporcionar deslocamentos mais rápidos e ganho de tempo para os usuários. Esses são os benefícios das linhas do BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido), que circulam pelos corredores Campo Grande, Perimetral e Ouro Verde. Para que a circulação com agilidade e previsibilidade seja possível, os corredores são dedicados para circulação exclusiva das linhas BRT.
Por isso, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) reforça as orientações para que os motoristas não circulem nos trechos dos corredores dedicados à circulação do BRT. Além disso, esclarece aos usuários que as linhas convencionais devem circular pelas faixas dedicadas ao tráfego comum, com embarque e desembarque à direita das vias.
Essa é uma confusão bastante comum. Muitos campineiros questionam ao ver os ônibus convencionais circulando em meio aos carros, fora dos corredores BRT. Eles não se atentam que a exclusividade é apenas para as linhas BRT. Os ônibus convencionais também são proibidos de circular ali. As linhas convencionais do Campo Grande e do Ouro Verde saíram do corredor exclusivo em outubro de 2023 e janeiro deste ano, respectivamente.
São 17,9 km de faixas exclusivas para o BRT, com embarque e desembarque à esquerda, na avenida John Boyd Dunlop (Corredor Campo Grande); e 14,6 km nas avenidas Amoreiras e Ruy Rodriguez e na rua Piracicaba (Corredor Ouro Verde). Já o antigo leito do VLT (Corredor Perimetral) tem 4,1 km e é dedicado exclusivamente para as linhas BRT, não sendo permitido o trânsito de veículos.
São exceções na regra de deslocamento exclusivo trechos da rua Piracicaba e da avenida Ruy Rodriguez, após o Terminal Ouro Verde, que contam com circulação compartilhada por apresentarem apenas uma faixa de rolamento dedicada ao tráfego comum.
A operação gradativa das linhas BRT teve início em novembro de 2022. Atualmente, são sete linhas BRT em plena operação: quatro no Campo Grande (BRT20, BRT21, BRT25 e BRT26) e três no Ouro Verde (BRT10, BRT11 e BRT12).