20.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Cresce a procura, mas falta vacina da febre amarela no Centro de Saúde de Sousas

Data:

Devido a vacinação em área rural no final de semana, as vacinas estão em falta.
Devido a vacinação em área rural no final de semana, as vacinas estão em falta.

Falta vacina contra a febre amarela no Centro de Saúde de Sousas, após a aplicação em área rural ocorrida no dia 25 pela Secretaria de Saúde. A operação ocorreu na portaria do Colinas do Atibaia, e ao todo 873 pessoas foram vacinadas. A expectativa de vacinação era de mil pessoas, porém 127 pessoas não estavam em casa ou já teriam recebido a dose em outra ocasião.

Após a força tarefa no final de semana, houve uma grande movimentação de pessoas no Centro de Saúde de Sousas, que procuravam informação sobre a vacinação contra a febre amarela. De acordo com a coordenadora Nicole Montenegro, por enquanto a vacinação ocorre por agendamento toda quarta e quinta-feira. De acordo com a Secretaria, o agendamento continua por meio dos telefones 160 e 156.

A coordenação do Centro de Saúde de Sousas aguarda a reunião que acontece nesta segunda, dia 27 da Secretaria de Saúde do Estado com os técnicos da Secretaria de Saúde de Campinas para avaliar a necessidade de medidas adicionais e novas ações.

O secretário municipal de Saúde, Cármino de Sousa, disse que na reunião com o Estado hoje serão solicitadas emergencialmente 6 mil doses para ampliar o bloqueio para toda a área rural de Sousas e Joaquim Egídio, incluindo os condomínios, a vacinação também será feito casa em casa.

Os dois Centros de Saúde dos distritos tiveram uma procura maior que o esperado depois da confirmação pelo Instituto Adolfo Lutz da morte de três macacos bugios na Fazenda Santa Lídia, em Sousas.
A pessoa que toma a vacina fica protegida após 10 dias e a proteção permanece por 10 anos. Quem já tomou duas doses está protegido por toda a vida e não deve ser revacinado.

No momento, é importante que as pessoas que pretendam visitar a área rural de Sousas e Joaquim Egídio estejam previamente vacinadas contra a febre amarela. Ou então, para precaução fazer o uso de repelente a cada duas horas.

SINTOMAS

Febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).

A vacina é contraindicada para:

– Crianças com menos de 6 meses de idade

-Pacientes com imunossupressão de qualquer natureza, como:

– Pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave, com a contagem de células CD4 – Pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores)

– Pacientes submetidos a transplante de órgãos

– Pacientes com imunodeficiência primária

– Pacientes com neoplasia

– Indivíduos com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina e outros produtos que contêm proteína animal bovina)

– Pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Transporte Público: linha 240 será reforçada e terá novos horários, a partir de quinta, 19/09

A linha 240 (Jardim Garcia/Shopping Dom Pedro) terá reforço na frota e novos...

CPAT faz seleção para 180 vagas de emprego em novos restaurantes nesta terça, 17

O Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas...

Mais um dia de combate ao fogo em Sousas e Joaquim Egídio pelos Bombeiros

A Prefeitura de Campinas apoiou o Corpo de Bombeiros...

Secretaria de Saúde confirma mais seis mortes por dengue e total chega a 71

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou na tarde...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363