“Cronos Ensandecido – sobre a agitação do mundo contemporâneo”, publicado pela EdUFSCar, editora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A obra é organizada pelo clínico geral Sérgio Pripas e reúne textos de vários autores que se dedicam a falar sobre o tempo e a vida moderna.
A obra busca analisar algumas indagações: Será que nossas vinte e quatro horas diárias diminuíram? Como tem sido nossa adaptação à experiência dos tempos atuais? A falta de tempo é um fato objetivo ou uma condição que criamos?
O livro ressalta que na história da humanidade houve diferentes possibilidades de organização do tempo no cotidiano do ser humano, desde os ciclos naturais do dia e da noite, das estações do ano, das épocas das plantações e das colheitas até o advento tecnológico de se marcar e medir o tempo por meio de instrumentos. A história traz consigo o conceito cronológico de sucessão de fatos, o antes e o depois.
Mais recentemente, porém, essa sucessão explode em um grande número de fatos que são transmitidos diariamente, quase ao mesmo tempo em que acontecem, arrastando o público ao seu interior. As pessoas passam a demonstrar dificuldades para entender essa organização e os futuros desdobramentos dessa maneira de viver. Uma das características desse relacionamento dos indivíduos com o tempo moderno é ser fragmentado e os sintomas são clássicos: pressa, agitação, ansiedade e falta de tempo.
Na tentativa de refletir sobre essas questões, os autores que o livro reúne buscam, cada um em sua área de atuação, contribuir com vários enfoques sobre a maneira de lidar com o tempo e com o cotidiano.
A obra é destinada a todos aqueles que buscam compreender os fenômenos que envolvem o tempo e a vida moderna. O evento de lançamento em São Carlos, gratuito e aberto à comunidade, ocorre às 19h30, no Almanach Café, localizado na Av. São Carlos, 2.338. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8962.
Cronos Ensandecido – sobre a agitação do mundo contemporâneo
Data: