O administrador de empresas Demétrio Vilagra foi empossado na manhã desta terça-feira, como o novo prefeito de Campinas, em substituição a Hélio de Oliveira Santos, que teve o mandato cassado pela Câmara em sessão de julgamento que terminou na madrugada de sábado (20/08).
A solenidade de posse foi realizada no Plenário da Casa com restrição do público convidado. Foram convidadas autoridades civis, militares, eclesiásticos, membros do judiciário, do Ministério Público, além de prefeitos das cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas e representações dos partidos políticos.
“Como nós temos uma limitação de espaço, fomos obrigados a adotar algumas medidas restritivas, a exemplo do que fizemos quando da sessão de julgamento (dia 18/08)”, afirma o presidente.
Seis vereadores não participaram da solenidade, quatro porque são da oposição e dois estão de licença médica.
A solenidade de posse foi rápida. Demétrio fez a leitura do Termo de Compromisso e no seu primeiro discurso se confundiu dizendo que administrará Campinas até dia 31 de dezembro de 2011. Demétrio fez ainda o juramento pelo qual se compromete a respeitar as leis e promover o bem geral do Município.
“Prometo exercer com dedicação e lealdade o cargo de Prefeito, respeitando a Lei e promovendo o bem geral do Município”.
Assim que Demétrio Vilagra foi empossado como novo prefeito de Campinas já havia fila no setor de protocolo da Câmara. Valdir Terrazan foi o primeiro a fazer o pedido de afastamento imediato e a instalação de uma Comissão Processante (CP) em documentos separados. Paulo Búfalo fez os mesmos pedidos em apenas um documento. Os dois pedidos ainda precisam ser analisados pelo departamento jurídico da Câmara Municipal, para então serem incluídos na pauta de votação das sessões ordinárias.
Em seguida o novo prefeito seguiu até a Prefeitura onde deu uma coletiva à imprensa.






