18.9 C
Campinas
terça-feira, março 3, 2026
spot_img

Desocupação do Beco Mokarzel está nas mãos da Justiça

Data:

As famílias do Beco Mokarzel, em Sousas, receberam uma notificação da 1ª Vara da Fazenda Pública, que concedeu no dia 29 de setembro de 2011 à Prefeitura de Campinas uma liminar que obrigava a saída dos moradores da Rua 15 de Novembro. Os moradores recorreram ao pedido e conseguiram prorrogar o prazo para 40 dias.

O juiz da 1ªVara da Fazenda Pública de Campinas, Mauro Fukumoto, acatou o pedido de reconsideração do advogado Diego Gama, que representa as famílias do Beco Mokarzel, e suspendeu a liminar com a determinação dada por ele mesmo. Segundo o advogado, com a nova decisão do magistrado os moradores não seriam mais obrigados a deixar suas casas, até que a Prefeitura de Campinas fizesse uma perícia para apontar possíveis irregularidades. Outro argumento apresentado pela defesa dos moradores é de que a administração pública não apresentou garantias aos direitos das famílias.

A Prefeitura, que faria a retirada, alega que a região é ocupada ilegalmente e que os moradores estão em um local com alto risco de enchentes, além do Beco estar em uma Área de Preservação Permanente (APP). Gama argumentou que as famílias respeitam a distância de recuo das residências em relação ao rio.

A Prefeitura Municipal de Campinas (PMC) recorreu no final de 2011 à liminar sobre a desocupação do Beco Morkazel.

“De fato, os moradores não podem ficar, porque se trata de área de risco de enchente e também de Área de Proteção Ambiental. Agora, devemos aguardar a decisão da Justiça”, afirma a assessoria de imprensa da PMC.

Os moradores afirmam que não se importam em deixar a área desde que permaneçam em Sousas.

A assessoria da Secretaria de Habitação, informou que está buscando alguma alternativa de moradia no distrito de Sousas, mas que ainda não há uma definição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Observatório ficará aberto na sexta, no domingo e no feriado de segunda

O Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini estará aberto ao...

Receita Federal apreende 450 quilos de cocaína no Porto de Santos

  A atuação da Divisão de Vigilância e Repressão ao...

Emprega São Paulo/Mais Emprego oferece 268 oportunidades na região de Campinas

  Emprega São Paulo/Mais Emprego oferece 268 oportunidades na região...

Garotinho, ex governador do RJ foi preso hoje

  O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PR)...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade