Neste sábado, 22 de agosto, acontece em Campinas o Dia D de Mobilização contra o sarampo. Este Dia D está inserido na estratégia de intensificação da vacinação contra a doença, que começou em 15 de julho e termina no próximo dia 31. O reforço sobre a importância da vacinação contra o sarampo foi feito pelo prefeito Jonas Donizette na manhã desta sexta-feira, 21 de agosto, durante transmissão pelas redes sociais.
O Dia D é uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Campinas, o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado e o Ministério da Saúde. O público-alvo são crianças a partir de 6 meses até adultos com 49 anos de idade.
“Amanhã é o Dia D da vacinação contra o sarampo. É muito importante que as pessoas, crianças e adultos, tomem a vacina. É uma doença grave, que praticamente havia deixado de existir, mas voltou. É simples prevenir, basta tomar a vacina”, disse o prefeito Jonas Donizette.
A vacinação será nos 13 centros de saúde que abrem aos sábados, somente no período da manhã: Aurélia, Ipê, São José, São Quirino, Florence, Valença, Capivari, DIC 1, Santa Lúcia, Santo Antônio, União de Bairros, Vista Alegre e Aeroporto. Os horários das salas de vacina estão disponíveis na página da Secretaria de Saúde (http://www.saude.campinas.sp.gov.br/), no site da prefeitura. As unidades estão organizadas de maneira a garantir o distanciamento entre as pessoas.
“A doença continua existindo e pode ser grave e mortal. Existe uma forma de prevenir, tomando a vacina. É importante que todos tomem. O sarampo poderia estar extinto, mas voltaram a ter casos. Se alguém tiver dúvida se já tomou ou não a vacina, é melhor tomar”, disse o secretário municipal de Saúde, Carmino de Souza.
Crianças precisam tomar a dose zero a partir dos seis meses; uma dose aos 12 meses (contra sarampo, caxumba e rubéola), um reforço aos 15 meses (da tetraviral, contra sarampo, caxumba e rubéola + varicela). Adultos até 29 anos devem ter duas doses da vacina registradas na caderneta. Pessoas entre 30 e 49 anos precisam ter tomado pelo menos uma dose.
Este ano, Campinas confirmou 17 casos de sarampo. Não houve mortes pela doença. O sarampo é uma doença altamente contagiosa, provocada por um vírus, e pode levar à morte.
Desde o dia 15 de julho foram aplicadas 3.663 doses da vacina contra o sarampo, sendo 2.176 na faixa etária dos 6 meses aos 29 anos e 1.487 em pessoas de 30 a 49 anos. A vacina está disponível em todos os centros de saúde.
A Sociedade Brasileira de Imunizações e a Sociedade Brasileira de pediatria têm alertado para a queda da vacinação infantil durante a pandemia e para a importância de que os pais mantenham a carteira de imunização dos filhos em dia.