A presidente Dilma Rousseff visitou nesta quinta-feira, dia 29 de agosto, a cidade de Campinas. Dilma veio para prestigiar dois eventos resultantes de programas do Governo Federal no município. Pela manhã, entregou chaves de unidades habitacionais do Residencial Sírius, na região do Campo Grande, na região Sudoeste da cidade e, durante a tarde, compareceu à cerimônia formatura de 1,7 mil estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no ginásio do Liceu Salesiano, na área central.
Durante a entrega de chaves no Residencial Sírius, construído com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida, a presidente visitou também uma das casas mobiliada com móveis adquiridos pro meio do programa Minha Casa Melhor e na qual vai viver um portador de deficiência e onde anunciou crédito de R$ 1 bilhão para o Minha Casa Melhor, afirmando que o beneficiado poderá incluir, na compra de móveis e utilidades domésticas, micro-ondas e armário de cozinha.
Atualmente, a lista contempla guarda-roupa, cama de casal e de solteiro (com ou sem colchão), mesa com cadeiras, sofá, refrigerador, fogão, lavadora de roupas, TV digital e notebook. Pelo programa, lançado em junho, o beneficiado pode financiar até R$ 5 mil para compra de determinados móveis e eletrodomésticos com taxa de juros de 5% ao ano e prazo de 48 meses para pagamento.
Na cerimônia da tarde, parabenizou os formandos pelo Pronatec, destacando a importância da formação profissional para a melhoria das condições e da qualidade de vida, através da figura de Maria Salete, segundo a presidente, uma beneficiária do Bolsa Família, que teve sua vida alterada também pelo interesse na formação. A presidente destacou, ainda, a importância da parceria com instituições domo o Sesi, Senai e Senac, para o sucesso do programa, ‘que oferece diversidade e atualidade de cursos’
O ministro da Educação, Aloízio Mercadante, em seu discurso, destacou a prioridade dada pelo governo de Dilma Rousseff à educação. Falou da construção de creches para que, a partir de 2016, segundo a meta da presidente, todas as crianças com mais de 4 anos, possam estar nessas escolas.
Mercadante apontou também a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para levar a juventude, em especial a que vem das escolas públicas, para as universidades. “Em Campinas temos 13 mil jovens que foram à universidade pro meio do Prouni, outro programa federal de extrema importância”, salientou, informando, ainda, que cerca de 600 jovens universitários de Campinas fazem atualmente cursos no exterior por intermédio do Ciência Sem Fronteiras.
Também presente à cerimônia de formatura, a ministra Tereza Campello, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, assinalou em seu discurso que ‘a população quer oportunidades e não favores’. Ministra, na apresentação de dados sobre o Bolsa Família, lembrou que São Paulo, o estado mais rico do país, é o segundo maior em número de famílias assistidas pelo programa federal.





