A praça de pedágio localizada no km 110 da rodovia Dom Pedro I (SP-065), em Itatiba, receberá os testes de uma nova modalidade de pedágio eletrônico, o Auto Expresso, da DBTrans, a partir do próximo dia 10 de outubro.
Os testes serão executados com veículos da Concessionária Rota das Bandeiras, empresa da Odebrecht TransPort responsável pela administração do Corredor D. Pedro, e da própria DBTRans. Durante o período de testes, o usuário não terá nenhuma alteração em sua rotina durante a passagem pela praça de pedágio.
A praça de Itatiba receberá os testes de uma nova modalidade de pagamento do pedágio pela segunda vez neste ano. No período entre junho e agosto, os testes para o pagamento do pedágio por meio do aparelho celular foram realizados, com sucesso, nesta mesma praça.
“A Rota das Bandeiras é parceira do governo do Estado na busca por novas tecnologias que contribuam para a melhora do tráfego e da qualidade do serviço oferecido ao usuário. Por isso, mais uma vez estamos disponibilizando a estrutura de nossa praça para a execução dos testes”, destaca o gerente de Tecnologia da Informação da Rota das Bandeiras, Alexandre Fontes.
Os testes
Os testes na praça de Itatiba serão realizados a partir de 10 de outubro e deverão ser concluídos no fim do mês. O trabalho envolverá a integração de softwares, compatibilidade de tags e operação do serviço em pista automática compartilhada com o sistema atual (Sem Parar).
A expectativa da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) é que a nova modalidade para pagamento do pedágio esteja em operação no início de 2012.
Auto Expresso
No início de setembro, a Artesp já havia autorizado a entrada da DBTrans em São Paulo. A medida abriu o mercado de operação de pagamento de pedágio automático no Estado, que até agora era atendido por apenas uma empresa. O Auto Expresso chegará aos paulistas com uma mensalidade de R$ 6.
Além disso, trará inovação ao disponibilizar o serviço no modelo pré-pago, no qual o motorista comprará créditos para o tag e passará nas praças de pedágio pelas vias automáticas. Nessa modalidade, o usuário ficará livre da cobrança de mensalidade. A iniciativa beneficiará também os caminhoneiros, uma vez que a DBTrans vai operar o vale-pedágio no formato eletrônico, com cobrança através de tag. Hoje há apenas o formato cupom ou cartão.
A abertura do mercado paulista faz parte da política de transporte público do Governo Estadual que tem como objetivo incentivar a concorrência das empresas para facilitar a vida dos usuários de rodovias, baixar os custos de transporte e torná-lo mais eficiente.




