Operação conjunta da Polícia Civil e Vigilância Sanitária apreendeu alimentos vencidos e com suspeita de adulteração de validade
Por Sandra Venancio
Um comerciante de 58 anos, proprietário de um açougue no bairro Jardim Alvorada, em Americana, foi preso em flagrante nesta terça-feira (4) durante uma operação conjunta da Polícia Civil e da Vigilância Sanitária. A ação resultou na apreensão de 774,56 quilos de carnes, frangos e outros produtos alimentícios impróprios para o consumo.
>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
Segundo a Polícia Civil, os alimentos estavam armazenados em uma câmara frigorífica usada para a produção de hambúrgueres. Além das carnes, os agentes apreenderam 22 quilos de pizzas, quatro garrafas grandes de ketchup e 14 latas de refrigerante. Parte dos produtos estava vencida, sem procedência ou com embalagens adulteradas.

O Instituto de Criminalística realizou perícia no local e confirmou que os alimentos não apresentavam condições seguras de consumo. Investigadores também identificaram itens com datas de fabricação e validade idênticas, o que reforça a suspeita de manipulação de rótulos.
O comerciante foi autuado por crimes contra as relações de consumo e também vai responder por furto mediante abuso de confiança. Como a pena máxima prevista ultrapassa quatro anos, ele não teve direito à fiança e foi encaminhado para audiência de custódia.
A Vigilância Sanitária informou que o estabelecimento permanecerá fechado até nova inspeção e que o material apreendido será inutilizado.




