Estimativas iniciais apontam que pelo menos 12 mil consumidores dos bairros de Ipanema, Leblon e Lagoa ficaram sem energia desde as 16h de segunda-feira, com a energia sendo parcialmente retomada na manhã desta terça-feira.
A Light, distribuidora de energia da capital, informou inicialmente que o corte foi preventivo para a troca de um cabo subterrâneo, mais tarde, a companhia disse que a rede elétrica foi alvo de atos de vandalismo com o roubo de cabos e bóias.
O miniapagão prejudicou o comércio, os moradores e o trânsito nessas regiões. Pela manhã desta terça-feira, a energia foi recebida com palmas e aplausos no bairro do Leblon. “Agora é hora de botar a mão na massa e correr atrás do prejuízo”, disse um funcionário de uma sorveteria.
Os cortes de energia se tornaram constantes na cidade desde o início da primavera, quando a temperatura no Rio de Janeiro subiu, com termômetros beirando os 40ºC. Segundo a Light, o consumo está 10% maior que no ano passado.
Trânsito
A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio) informa que diversos sinais entre as ruas Garcia D´Ávila, em Ipanema, e Carlos Góes, na Lagoa, estão com o funcionamento prejudicado pelo problema no fornecimento de energia. Os painéis da Praça Sibélius e do Humaitá estão pedindo atenção aos motoristas e orientando em relação aos semáforos apagados.
De acordo com a CET-Rio não foram registrados acidentes nos locais onde os sinais de trânsito estão com problema. No total, 77 agentes da Guarda Municipal e da CET-Rio estão orientando os motoristas em diversos pontos da zona sul do Rio atingidos pelo apagão.