Capacitar, formar, instruir e promover o desenvolvimento pessoal e profissional do funcionalismo municipal. Com estes objetivos, a Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) está com inscrições para 23 capacitações, divididas em sete módulos: Gestão, Gestão Pública, Competências Técnicas, Competências Comportamentais, Competências Técnicas e Comportamentais, Motivacional e Prevenção ao estresse, qualidade de vida e cuidados com o servidor.
De acordo com a coordenadora da Escola, Marisa Córdoba, com a oferta de capacitações em módulos foi possível ampliar a carga horária e fazer as adequações necessárias para o Plano de Cargos. “O servidor ao concluir as capacitações de um determinado módulo, seu certificado é emitido com a carga horária total, o que melhor contribui para sua evolução e para sua avaliação de desempenho”, disse.
Marisa lembra, ainda, que as capacitações são gratuitas e além das presenciais, o servidor conta, ainda, com as oferecidas na modalidade educação a distância. “Temos um convênio com a Catho e com a ENAP que nos permite oferecer capacitações para os servidores que não podem se ausentar dos locais de trabalho. Esses cursos têm tido muito procura, porque podem ser feitos de qualquer lugar”, completa.
Entre as ofertas para maio estão: “Reflexão e Liderança”, “Ética no Serviço Público”, “É possível falar de qualidade no serviço público?”, “Eliminação de documentos”; “Diversidade e Cidadania”, “Atualização Ortográfica”, “Redação”, “Aprendendo com os filmes”, “O segredo de ser feliz no trabalho”, “Jogos Cooperativos”, etc.
Para a coordenadora de Concursos, Recrutamento e Seleção, Juliana Miorin, a grade de cursos é bastante diversificada, o que é muito positivo para os servidores. “Como há uma área de capacitação e treinamento na Prefeitura, é importantíssimo para nós, enquanto servidores, termos opções de cursos em nosso campo de atuação e também em outas áreas de interesse”, disse. Mas Juliana também acha que o layout da página da Escola deve melhorar. “O layout e o site precisam melhorar, pois é difícil visualizarmos as informações sobre os cursos”, completou.
O último curso que Juliana participou foi o “Reflexões sobre Liderança”. Atualmente ela está matriculada em três cursos on line: Administração de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas e Estratégias de Avaliação de Pessoas.
E para participar basta acessar a página da EGDS (https://smrh1.campinas.sp.gov.br/cursos_egds/) e escolher uma das capacitações disponíveis. O contato também pode ser feito por telefone, no número 3236-6982 ou ainda pelo endereço eletrônico rh.egds@campinas.sp.gov.br .
Ampliando Horizontes
Dentro do módulo Motivacional, a atividade deste mês é a palestra do ciclo “Ampliando Horizontes”, que terá como tema “Gestão interpessoal à luz da psicanálise”, com o médio Dr. André Marroig de Freitas Ribeiro. O objetivo do encontro é fornecer ferramentas para que o participante possa conhecer melhor a si mesmo e entender mais profundamente as relações interpessoais, adquirindo um maior potencial para ser feliz e construir uma sociedade mais justa e humanitária.
A atividade será no dia 24 de maio, das 9h às 11h, no Salão Vermelho do Paço Municipal. O local tem capacidade máxima de 200 lugares, por isso é importante que o servidor se inscreva o quanto antes.
Ribeiro é médico com especialização em Medicina Familiar pela Unicamp e atua como gestor em saúde desde 2007. Atualmente seus estudos estão voltados para o campo da Psicanálise, por meio do projeto “Limite sem Limites”, que possui seu núcleo de atividades e estudos no Centro de Saúde Tancredo Neves, em Campinas.
Turmas exclusivas
Além das capacitações oferecidas na sede da Escola e as feitas na modalidade EAD, a EGDS também oferece as chamadas turmas exclusivas, que são as promovidas nos próprios locais de trabalho.
Algumas atividades já são promovidas regularmente, entre elas “Aprendendo com os filmes”, “Jogos Corporativos”, “Cara ou Coroa”, “Relacionamento e Comunicação no Trabalho”, “Ecobrinquedoteca”, entre outras. Mas segundo Marisa Córdoba, a Escola também está apta a atender a demandas específicas, de acordo com as necessidades levantadas junto as coordenações de cada unidade.
“Nossos analistas se deslocam até os locais de trabalho para atender a estas demandas específicas. As capacitações podem ser oferecidas nas horas GEM (Grupo de Estudos de Monitores), TDC (Trabalho Docente Coletivo) e FC (Formação Continuada)”, basta que a unidade se programe”, disse.
Mais informações sobre as turmas exclusivas podem ser obtidas pelo telefone 3236-9561 ou pelo email egds@campinas.sp.gov.br .




