O Arte e Ciência no Palco (ACP) é um projeto criado em 1998 por Carlos Palma e Adriana Carui, com o objetivo de trazer ao Brasil a peça Einstein, assistida por Palma no Chile alguns anos antes. Há quatorze anos no país, Einstein chega agora a Vinhedo, na companhia de outro espetáculo – Big Big Bang Boom! –, como parte e encerramento da programação da Empírika – Feira Ibero-americana da Ciência, Tecnologia e Inovação.
De autoria de Gabriel Emanuel, tradução de Rosamaria Franceschini e direção de Sylvio Zilber, a peça Einstein humaniza o cientista ao percorrer os vários aspectos da personalidade do gênio, do jeito engraçado como narra sua infância à dor de sua desatenção familiar e sua vocação solitária. Alcança o ápice quando trata da relação ciência e poder, compondo com íntima dramaticidade a história do maior cientista do século 20. Carlos Palma, no papel de Einstein até hoje, ganhou o Prêmio Mambembe de melhor ator em1998. A peça já esteve em mais de 350 cidades e, segundo o ator, conta com a aprovação e enorme consideração de Emanuel, que já a assistiu duas vezes.
O outro espetáculo trazido pela companhia para o Teatro Municipal de Vinhedo é Big Big Bang Boom!, com direção do próprio Palma, indicado ao Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem em 2010 na categoria especial. “Motivado pelo Ano Internacional da Física em 2009, e diante dos restos cenográficos que entulhavam meu estúdio, comecei a criar algo que remetesse à astronomia”, conta Palma, “Depois veio a lembrança do carnaval da Unidos da Tijuca em 2004, quando tive o privilégio de sair como Einstein no carro que abria o desfile… Pensei e pensei e decidi fazer um desfile de minicarros alegóricos que transitasse pelos momentos significativos da astronomia. A partir daí as ideias começaram a brotar, os atores também colaboraram e surgiu a Maria, que encantada pela viagem através do universo começa a perder suas coisas mais preciosas…. daí pra solução do seu problema foi um pequeno passo”. Na peça, Maria, ao lado de Big e Bang – dois personagens partículas do início de tudo – irão pôr ordem no Universo, feito de partes de sonhos e de fantasias.
Essa é a primeira vez que o ACP se apresentaem Vinhedo. CarlosPalmase diz curioso, mas sempre com uma expectativa positiva: “Sei que o que fazemos vai além do sentido educacional que muitas vezes carrega um significado ‘didático’ preconceituoso. O conhecimento produzido pelo ser humano tangencia com o fazer artístico, se conectam e se dissolvem em pensamentos, filosofias, manifestações criativas que só podem fazer o bem. O teatro certamente é o espaço mais indicado para que a tragédia e a comédia da evolução do conhecimento se configurem como arte revelando a verdadeira face do homo sapiens, sua imensa ignorância”.
A apresentação dos dois espetáculos encerra a realização da Empírika 2012 – Feira Ibero-americana de Ciência, Tecnologia e Inovação, que teve início no dia 23 de outubro. O evento foi organizado no Brasil pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, da Unicamp e da Articulando Educação e Cultura, e na Espanha pela Fundação 3Cin, da Universidade de Salamanca.
Mais informação está disponível em http://www.empirika.org, bem como nas redes sociais do evento, Facebook (http://www.facebook.com/empirika) e Twitter (@Empirika_2012).
Serviço
Peça: Big Big Bang Boom!
Data: 02 de novembro às 19h
03 de novembro às 16h
Local: Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus – Vinhedo/SP
Duração: 60 minutos
Entrada franca
Recomendação: a partir de 03 anos
Peça: Einstein
Dias: 09 e 10 de novembro, às 20h
Local: Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus – Vinhedo/SP
Duração: 70 minutos
Entrada franca
Recomendação: a partir de 14 anos




