Programação inclui, além da feira Vila das Artes, exposições e venda de produtos na Casa de Cultura de Sousas e no Ecomercado Avis Rara
A 5ª Estação das Artes dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, em Campinas, promete ser uma boa opção para quem busca um presente caprichado, especial e exclusivo para surpreender no Dia das Mães.
O evento acontece no próximo dia 02 de maio, a partir das 10h e reúne, entre as atrações, feiras de arte e artesanato e exposições artísticas. Para esta edição, além da já famosa feira Vila das Artes, na Praça Beira Rio, haverá feira na Casa de Cultura de Sousas e exposição e venda de produtos no Ecomercado Avis Rara, em Sousas.
Loja focada em arte étnica e ecológica, o Ecomercado Avis Rara conta com amplo acervo de trabalhos em exposição permanente. Para a Estação das Artes, haverá ainda exposição e venda de pinturas de Sylvia Maria Orsi, porcelanas pintadas à mão por Sônia Scalabrin e cerâmicas de Cris Rocha. Mudas de árvores serão distribuídas como brinde.
Casa de Cultura e Cidadania Antonio da Costa Santos
Na Casa de Cultura estarão reunidas as artesãs do bairro Jardim Conceição. Às 13h, tem oficina gratuita de biscuit e quem passar por lá, além de conferir os produtos das artistas, fará uma verdadeira viagem no tempo. O casarão, tombado pela Prefeitura, foi construído em 1885 e entre 1918 e 1973 sediou o Grupo Escolar Dr. Tomás Alves. O espaço fica ao lado da Praça São Sebastião, onde estarão expostos carros antigos. Para conferir a programação completa, o endereço é o www.estacaodasartes.wordpress.com.
Feira ‘Vila das Artes’
A feira Vila das Artes já pode ser considerada um dos mais badalados pontos turísticos do distrito de Sousas e figura entre as atrações mais movimentadas da Estação das Artes. Além de música ao vivo, a feira terá a participação especial da Associação Jaguatibaia e Serviço de Saúde Cândido Ferreira, com o ‘Armazém das Oficinas’, que reúne produtos elaborados pelos usuários nas oficinas de trabalho artesanal.
Confira algumas opções para presentear no Dia das Mães
MODA
Peças customizadas, únicas e exclusivas. É possível encontrar roupas e acessórios bastante diferenciados. O sustentável ganha espaço, por exemplo, com bolsas feitas de lonas de caminhão e material reciclado. Bijouterias criadas a partir de materiais alternativos, como madeira, cascalhos de pedras, sementes e matéria-prima reciclada também fazem sucesso. Do artesanato, resultam peças delicadas e sofisticadas, como camisetas pintadas à mão, sandálias e muito mais.
Presentes
Para quem gosta de novidades e busca presentear de maneira original e criativa, a Estação das Artes é uma excelente opção. A técnica do fuxico cria chaveiros, marcadores de livros e diversos enfeites alegres e coloridos. Que tal presentear com sabonetes e aromatizantes feitos com ingredientes naturais? Ou peças delicadas construídas em origami? Objetos em madeira, de diferentes utilidades, são sempre um presente útil, para não errar.
Decoração
Objetos para casa e decoração são mais um capítulo na Estação das Artes. Quadros em acrílico e pinturas em tapeçaria podem conferir elegância e beleza a diversos ambientes. Para quem gosta de originalidade, luminárias e utilitários em bambu são uma boa opção. Almofadas, colchas, bonecas, enfeites, oratórios e produtos em cerâmica… São opções para todos os gostos.
Cerâmica
Os distritos reúnem inúmeros ceramistas que, além de atender em seus próprios ateliês, geralmente com hora marcada, participam das feiras durante a Estação das Artes para a exposição dos produtos. Cada artista trabalha com técnicas diferenciadas, o que rende à Estação das Artes uma gama vasta de opções. Há peças criadas com técnicas orientais, como o anagama, o mais primitivo forno à lenha do oriente, pinturas com esmaltes confeccionados com cinzas de plantas, peças modeladas à mão, sem uso de tornos, entre várias outras curiosidades. Como resultado, peças de diferentes utilidades: bijouterias, móbiles, sinos, panelas e aparelhos de jantar, além de vasos, utilitários e objetos de decoração.
Os Artistas
O projeto Estação das Artes tem a peculiaridade de reunir diferentes perfis de expositores. As feiras reúnem artistas plásticos e profissionais reconhecidos, que têm ateliês e marcas próprias, ao mesmo tempo em que abre espaço para pessoas de diferentes profissões que aproveitam as horas livres para o trabalho artístico ou artesanal e também para artesãos que têm na venda dos produtos uma importante fonte de geração de renda.
Sobre a Estação das Artes
O projeto “Estação das Artes” surgiu como forma de apresentar ao público todas as atrações turísticas, artísticas, culturais e gastronômicas dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, em Campinas. O site www.estacaodasartes.wordpress.com reúne detalhes do evento, bem como a programação, endereços e lista completa dos participantes. Em vários restaurantes dos distritos, haverá exposição de artes plásticas:
SOUSAS
Artista/ Técnica Estabelecimento
Ruth Almeida/ Fotografia Bar e Lanches Esquinão
Teti Ayres/ Pintura em Aquarela Ca di Mattone
Tereza Maria S. Santos/ Óleo sobre Tela Deck Sousas Bar
Hellen Machado Trovatti/ Óleo sobre Tela Empório Précaro
Nilda Pedreira / Aquarela Espaço Malagueta
Maria Elena Ribeiro / Óleo sobre Tela Fogão Mineiro
Maria Inês Scarponi / Aquarela Ricco Pane
JOAQUIM EGÍDIO
Artista/ Técnica Estabelecimento
Arvid Duduch / Óleo sobre Tela Bar do Marcelino
Antonio Marcos Giongo / Esculturas em Ferro Café Maritaka
Rachel Gobbo / Aquarela Cambuquira
Sonia Armelini / Aquarela Cambuquira
Neiva Gonçalves / Aquarela Estação Marupiara
Arlindo Dall´Ecio / Óleo sobre Tela Velho Valentim
José Lacerda / Óleo sobre Tela Velho Valentim
Nina Esteves / Aquarela Vila Paraíso
SERVIÇO
5ª Estação das Artes
Data: 02/05/2010
Local: Pontos variados dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio
Vila das Artes: Praça Beira Rio (Rua Coronel Alfredo Augusto do Nascimento)
Casa de Cultura de Sousas: Rua 13 de maio, 48
Ecomercado Avis Rara: Rua Rei Salomão, 295