A Estação Cultura será palco do espetáculo de dança “Mulheres da Figueira”, idealizado e executado pela dançarina e bambolista Lais Rodriguez e as artistas convidadas, Cuba Mercurio e Guta Fanneli, em quatro apresentações nos dias 4, 5, 12 e 13 de abril. Espetáculo conta a história das Mulheres da figueira, termo pejorativo usado para se referir àquelas que no passado foram queimadas na fogueira por serem curandeiras, ou contrárias aos papéis designados a elas pela sociedade da época.
Para contar essa história, o espetáculo composto por uma equipe unicamente feminina, foi montado e recorreu a técnicas circenses da dança com fogo, bambolês e outras pirotecnias, assim resgatando a história da caça às bruxas, um período de “guerra” contra as mulheres que visava degradá-las, demonizá-las e principalmente destruir o seu poder pessoal e social.
“Fazemos um paralelo dos tempos passados para os atuais do quanto nós mulheres avançamos e somos livres para escolher quem podemos ser, podendo nos expressar, sem sermos julgadas, mas com espaço para escolher e inclusive se quisermos seguir esses papéis antes designados, mas dessa vez por nossas próprias escolhas”, contextualiza Lais Rodriguez.
O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo de fomento à cultura, provenientes de recursos repassados pelo Governo Federal, junto a Prefeitura de Campinas por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas.
Serviço:
Datas e horários:
04/04 e 05/04, às 20h
12/04, às 20h25
13/04, às 19h25
Local: Estação Cultura
Endereço: Praça Mal. Floriano Peixoto, Centro
Entrada gratuita