As vivências do povo nordestino retratadas no poema “Confissões de um Caboclo” e as questões relacionadas ao analfabetismo funcional, tratadas pelo educador Paulo Freire, são a base do espetáculo teatral “Ledores no Breu”, encenadas pelo poeta Severino de Andrade Silva, conhecido como Zé da Luz. A apresentação é uma realização da Companhia do Tijolo, da Cooperativa Paulista de Teatro.
As apresentações voltadas para os alunos e profissionais da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da rede municipal de Ensino, acontecem nesta terça-feira, dia 29 de agosto, e nos dias 30 e 31, a partir das 19h30, no Teatro Bento Quirino, no Centro. A estimativa de público é de 1,1 mil estudantes, durante os três dias de espetáculo.
Proposta
Para a coordenadora pedagógica, Janaína Tunussi, que também é organizadora e mediadora do evento, “essa proposta foi pensada na trajetória do aluno na escola. Muitas vezes focamos na entrada dos alunos na EJA e acabamos deixando de lado o foco principal que é a permanência desses estudantes na sala de aula”, alertou a especialista.
O evento é organizado pelo Núcleo de Ensino Fundamental e pela Assessoria de Educação e Cidadania, da Secretaria Municipal de Educação. O nome “Ledores do Breu” tem a intenção de provocar questionamentos e reflexões sobre as consequências do analfabetismo funcional, promovendo a circulação do conhecimento.
Serviço
Espetáculo: Ledores no Breu
Data: 29, 30 e 31 de agosto
Horário: 19h30
Local: Teatro Bento Quirino (Rua Luizitana, 1.505, Centro)