Uma partida repleta de craques, emoção e solidariedade marcou a 2ª edição do Jogo Mãos Solidárias – Maurício e Amigos, no domingo, 18 de maio, no Ginásio do Taquaral. O evento reuniu atletas históricos do vôlei nacional e nomes da nova geração em uma disputa festiva que teve como maior vitória a arrecadação de 596 quilos de agasalhos e cinco toneladas de alimentos. As doações serão destinadas à Campanha do Agasalho 2025 e ao Banco de Alimentos de Campinas.
O Ginásio de Esportes do Taquaral recebeu 2.500 pessoas que entregaram, como entrada, dois quilos de alimentos não perecíveis e uma peça de roupa em bom estado. O resultado foi um verdadeiro show de solidariedade da torcida campineira, que lotou as arquibancadas e contribuiu significativamente para as ações sociais da cidade.
A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Vandecleya Moro, destacou a importância da iniciativa: “A união entre esporte e solidariedade emociona e inspira. Ver o Ginásio do Taquaral lotado, com a população engajada em ajudar, reforça o espírito de cidadania ativa que desejamos para Campinas. A arrecadação será fundamental para aquecer o inverno de muitas famílias em situação de vulnerabilidade.”
No entender de Osmir Alves, coordenador de eventos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o sucesso do Mãos Solidárias mostra o poder do esporte como ferramenta de transformação. “Essa iniciativa é um exemplo do que podemos fazer quando unimos esporte e solidariedade. É gratificante ver o envolvimento da população e o impacto que conseguimos gerar”, reforçou.





Ídolos solidários
“A gente percebe que o esporte tem essa força de unir as pessoas por uma boa causa”, afirmou Maurício Lima, idealizador do evento. “É emocionante ver o ginásio lotado e saber que conseguimos arrecadar tantos alimentos”, comentou. João Victor, filho de Maurício Lima, teve a oportunidade de jogar ao lado do pai por alguns minutos.
Para a ex-jogadora Virna, presente pela segunda vez no Mãos Solidárias, poder usar o esporte como agente transformador é uma alegria e um privilégio para os atletas e ex-atletas. “Casa cheia, coração quente. Energia maravilhosa e imensa alegria em poder rever amigos, mas principalmente ajudar os mais carentes. Foi uma noite mágica”, festejou a atleta.
Estrelas do vôlei mundial como Maurício Lima, André Heller, Serginho, Giba, Bruninho, Darlan, Maurício Borges, Judson, Alê, Rodrigão, Fofão e Virna, se reuniram para apoiar a causa. A ex-jogadora de futebol feminino, Formiga, também esteve em quadra por alguns momentos.
A terceira edição do jogo “Mãos Solidárias – Maurício & Amigos” foi um encontro de gerações que contribuíram para a modalidade se transformar em uma paixão nacional, reforçada pelas conquistas olímpicas e de mundiais. O time amarelo, comandado por Maurício Lima, embaixador do Vôlei Renata, venceu o jogo festivo por 2 sets a 1, diante da equipe dourada, do também campeão olímpico Bruninho, com parciais de 21/25, 25/18 e 15/13.
“O esporte tem esse dever de estender a mão aos necessitados. Reunimos amigos e atletas que fazem parte da minha história. É gratificante ver essa corrente do bem crescer”, afirmou o bicampeão olímpico Maurício Lima, embaixador do Vôlei Renata e idealizador do evento.
Parcerias que fazem a diferença
O evento foi promovido pela LG Imóveis, em parceria com o Vôlei Renata e com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. O empresário Léo Mota, idealizador do evento, ressaltou a importância deste tipo de ação. “É gratificante o envolvimento de todos. Atletas, ex-atletas, dirigentes e principalmente um público maravilhoso de 2.500 pessoas no Taquaral. Arrecadamos alimentos e roupas de frio que ajudarão pessoas em situação de vulnerabilidade. Nosso objetivo, com certeza, foi atingido”, arrematou o empresário.
A ação contou com apoio de diversas empresas parceiras, como LG Mota, Selmi (com a campanha Renata Dobra), Unimed Campinas, Sanasa, GoodBom, Jeep Dahruj, Ever Express e Penalty, reforçando o compromisso do setor privado com as causas sociais do município.
A Campanha do Agasalho conta com o apoio institucional das mídias EPTV, EP FM, CBN Campinas, TV Thathi, TH+, Nova Brasil, TV Câmara Campinas, Rede Família, Educa TV, Rádio Transamérica Campinas, Rádio Educativa Campinas, Rádio Brasil Campinas, Nova Brasil FM, VTV, Band Campinas, Diário Campineiro, Hora Campinas, Correio Popular e Eletromídia. Também apoiam a campanha as empresas Adere, Recap, Sanasa e o Atacadista Higa, além da Câmara Municipal de Campinas.
Os itens arrecadados são destinados a abrigos, CRAS, serviços de abordagem social e ao Projeto Varal Solidário. A Campanha do Agasalho continua até 31 de julho. Mais de 80 pontos de coleta estão disponíveis em toda a cidade.
Serviço
Campanha do Agasalho Campinas 2025
Período de arrecadação: até 31 de julho de 2025
Locais de doação em mais de 80 pontos em Campinas.
Quer virar ponto de coleta? Entre em contato pelos telefones: (19) 2116-0165 / (19) 2116-0789.
Hotsite oficial: https://campinas.sp.gov.br/sites/campanhadoagasalho/