25.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 12, 2025
spot_img

EUA ameaçam Brasil com sanções e força militar em meio a julgamento de Bolsonaro, e Itamaraty reage

Data:

Governo brasileiro repudia interferência externa e aponta articulação de Eduardo Bolsonaro para pressionar instituições nacionais


Por Sandra Venancio– Foto Lula Marques/Agencia Brasil

O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota na noite desta terça-feira (9) condenando a ameaça dos Estados Unidos de aplicar sanções econômicas ou até mesmo recorrer ao uso da força militar em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus acusados de tentativa de golpe de Estado.

>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp

Segundo o comunicado, o governo brasileiro considera “inadmissível qualquer forma de interferência estrangeira” e reforça que a defesa da democracia e da soberania nacional não se submeterá a pressões externas. “O primeiro passo para proteger a liberdade de expressão é justamente defender a democracia e respeitar a vontade popular expressa nas urnas. É esse o dever dos três Poderes da República, que não se intimidarão por qualquer forma de atentado à nossa soberania”, afirmou o Itamaraty.

A tensão diplomática cresceu após declaração da secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, que, em entrevista, disse que o governo norte-americano considera a liberdade de expressão uma prioridade global. “O presidente [Donald Trump] não tem medo de usar o poderio econômico e militar dos Estados Unidos da América para proteger a liberdade de expressão em todo o mundo”, afirmou a porta-voz, em fala divulgada pela agência Reuters.

Em Manaus, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou o julgamento no Supremo Tribunal Federal e criticou a articulação de aliados de Bolsonaro junto a autoridades estrangeiras. “Esses caras tiveram a pachorra de mandar gente para os Estados Unidos para falar mal do Brasil e para condenar o Brasil”, disse Lula, classificando o momento como delicado para o país.

A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também reagiu às declarações vindas de Washington. Em publicação nas redes sociais, acusou Eduardo Bolsonaro de articular um lobby contra o Brasil e chamou de “cúmulo” a tentativa da família do ex-presidente de envolver os EUA em pressões contra instituições brasileiras. “Não bastam as tarifas contra nossas exportações, as sanções ilegais contra ministros do governo, do STF e suas famílias, agora ameaçam invadir o Brasil para livrar Jair Bolsonaro da cadeia. Isso é totalmente inadmissível”, afirmou.

O que aconteceu

  • O Planalto estuda acionar canais multilaterais, como a ONU e a OEA, para denunciar qualquer tentativa de ingerência externa sobre o processo democrático brasileiro.
  • O julgamento no STF envolve Jair Bolsonaro e sete aliados acusados de integrar o núcleo crucial de uma organização criminosa voltada a manter o ex-presidente no poder.
  • As falas da Casa Branca foram interpretadas como uma ameaça direta ao Brasil, com potencial de agravar a crise diplomática entre os dois países.
  • Eduardo Bolsonaro, deputado federal, esteve recentemente em Washington e participou de encontros com parlamentares e figuras ligadas ao Partido Republicano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Ativista Charlie Kirk é morto a tiros durante evento em universidade de Utah

Disparo partiu de um telhado e atingiu o pescoço...

Derrota em Buenos Aires provoca queda de ações argentinas e agrava crise política de Milei

Coalizão peronista vence principal província do país; governo enfrenta...

Peronismo derrota Milei em Buenos Aires e fortalece oposição

Fuerza Patria ficou 14 pontos à frente do La...

EUA enviam caças F-35 ao Caribe em meio a escalada de tensões com a Venezuela

Movimentação militar é justificada como combate ao narcotráfico, mas...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade