Algumas vezes pode ser impraticável ou impossível ter um cão, gato ou um animal de grande porte : um apartamento pequeno, um Condomínio que não permite animais barulhentos, alergias e tempo para passeios diários. Seguem alguns excelentes motivos para se adotar um hamster.
Hamsters possuem temperamento gentil e estão disponíveis em uma variedade de raças, cores e com diferentes pelagens. Eles podem ser criados em um aquário de vidro ou gaiolas. Uma serragem especial no fundo, garante forro apropriado; uma garrafa d’água ( conhecida também como mamadeira para roedores); um pote para comida tipo ração; uma roda de exercícios; um bloco de madeira mastigável – para manter os incisivos gastos – e a casinha de seu companheiro já estará pronta. Esses produtos são encontrados em boas Petshops.
Limpeza é fundamental, mas nada escravizante. Lave a gaiola semanalmente e limpe ( retirando restos de ração e vegetais) diariamente. Isso lhe custará, no máximo, cinco minutos ao dia.
A dieta dos hamsters é simples: use uma mistura de alta qualidade (há nacionais excelentes) de sementes formuladas para roedores; acrescente um suplemento vitamínico (comentei a respeito em matéria anterior) a sua água ou sua ração; ofereça vegetais cortadinhos (couve, espinafre, brócolis-principalmente os de folhagem escura) e “nuts” (nozes, amendoas, castanhas- tudo em pedacinhos bem diminutos e uma vez por semana). Cabe colocar aqui que, infelizmente, a qualidade da ração está atrelada ao preço da mesma.
Hamsters devem ser mantidos solitários, entretanto irmãos de mesmo sexo e mesma ninhada podem, eu falei PODEM ser mantidos juntos.
Tente adquirir animais jovens e que tenham sido recentemente desmamados (hamsters direto de criadores são mais sociáveis e bem mais calmos) pois serão facilmente mantidos.
Segue uma dica muito legal de Mark Morrone: quando comprar um filhotinho de hamster, use uma xícara de chá para pegá-lo gentilmente. Isto vai impedir o animal de fugir e permitir a você conquistar a confiança dele. Após você e seu hamsterzinho ganharem isso, você poderá tirá-lo da xícara e colocá-lo na mão.
O lado triste da história dos hamster é que sua média de vida é de apenas 3 anos… Mas se seguir essas dicas, ou parte delas, seu pequenino viverá com saúde e conforto. E isso, hamsternautas, não tem preço.
Por Paula Boretti




