18.9 C
Campinas
terça-feira, março 3, 2026
spot_img

Exposição multilinguagens contará a história do samba

Data:

Carnaval é tema sempre presente nas telas
Carnaval é tema sempre presente nas telas

A galeria de exposições do saguão de entrada da Estação Cultura será reaberta, nesta terça-feira, 14 de abril, às 19h. A primeira atividade será uma experiência de multilinguagens, que contará a história do samba na cidade.

Unindo artes plásticas, música, programa de webtv ao vivo e tecnologias visuais à exposição de pinturas e imagens que ilustram a “História do Samba em Campinas”, o evento prestará uma homenagem a “Seo” Aluízio Jeremias, artista plástico negro de 74 anos, autodidata, que trabalhou como lixeiro para comprar seus pinceis e telas.

Nessa interação de linguagens, além de ver 25 pinturas de Jeremias e 15 imagens projetadas, o público terá a oportunidade de ouvir sambas de roda tocados por Mestre Alceu do ‘Urucungos’ – artista herdeiro dos Sambas ‘Roda’ e de ‘Bumbo’ – e TC Silva – pan-africanista, músico e liderança da ‘Rede Mocambos’. Os artistas vão transitar por ritmos como tiririca, sambas de enredo e histórias do artista campineiro, considerado genial e singular, menestrel em pinceladas naïf que narram as histórias das origens do samba na cidade.

A ideia da “História do Samba em Campinas” é que o público seja inserido em cenas e personagens vividos nos guetos de Campinas, cortiços e espaços reservados ao grande contingente negro pós-abolição. Um contingente que, apesar de todas as injustiças sofridas, resistiu e manteve viva a identidade cultural trazida da Africa, quando a “semba” – um ritmo angolano que convidava à umbigada e ao balanço – acabou, com o tempo, passando a ter um ritmo próprio, brasileiro, chamado “samba”.

A exposição tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e a participação da Casa de Cultura Tainã, Ponto de Cultura NINA, e Coletivo Socializando Saberes.

Aluízio Jeremias

“Seo” Aluízio é protagonista de boa parte da história de resistência, testemunha ocular de outra parte das lembranças, sambista e carnavalesco. Foi no cortiço Porteira Preta, localizado em uma fazenda desativada, que o menino cresceu entre a pobreza e o samba.

O menino Aluízio observa da janela do cortiço, com olhar atento, cada detalhe, e registra na memória toda riqueza da sua história, e o ‘semba’ pulsa vivo e produz a alegria dos excluídos”, contam os narradores da história de vida de Aluízio Jeremias.

Apesar das privações na infância e na adolescência, o artista educou-se com os discos de jazz e de música erudita que a mãe, uma cearense analfabeta, trouxera de São Paulo.

Seu Aluízio foi passista e carnavalesco da GRES Estrela D’Alva e fundou a GCRES Rosa de Prata, da qual foi presidente, carnavalesco, compositor, entre outras funções. Como artista plástico, realizou mais de vinte exposições individuais, além de diversas coletivas.

Reconhecido por seu trabalho em defesa da cultura e identidade negras na cidade, foi agraciado pela Câmara Municipal de Campinas com o Diploma de Mérito ‘Zumbi dos Palmares’, em 2000. Os personagens do universo afro-brasileiro, sambistas, passistas, baianas e Orixás passeiam pelas suas telas.

Serviço

Exposição “História do Semba em Campinas”, de Aluízio Jeremias

Abertura com música ao vivo e transmissão do programa ao vivo “Batida de Ponto”

Data: de 15 de abril a 3 de maio

Abertura: 14 de abril às 19h

Local: saguão de exposições da Estação Cultura

Entrada gratuita

Estacionamento gratuito com entrada pela Vila Industrial- Rua Francisco Teodoro, 1050

Interessados em conhecer mais sobre Aluízio Jeremias podem visitar o site: www.aluizio.taina.org.br.

O programa pela web, ao vivo, poderá ser acessado no dia 14 de abril, a partir das 20h, pelo site www.socializandosaberes.net.br.

Para mais informações: Marcelo das Histórias (19) 98180-2535, TC Silva (19) 99197-5360 e Ponto de Cultura NINA (19) 3388-2947.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Marcel Powell apresenta “Só Baden” em Campinas com clássicos eternizados por Baden Powell

Show intimista acontece neste sábado na Rabeca Cultural, em...

Espetáculo “Terras do Oriente” leva o universo de O Corsário ao CEU Thaís Fernanda Ribeiro nesta sexta em Campinas

Apresentação gratuita une balé clássico e influências do Oriente...

Robertinho Silva revisita 60 anos de carreira em noite histórica na Rabeca Cultural, em Campinas

Show reúne convidados e percorre clássicos da música brasileira...

Orquestra Sinfônica de Sorocaba abre processo seletivo para novos músicos em 2026

A iniciativa busca fortalecer o corpo musical da orquestra,...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade