26.9 C
Campinas
sexta-feira, fevereiro 6, 2026
spot_img

Fazedores de Cultura: Sousas recebe programa de Museologia Social

Data:

Ação no quintal da atual Casa de Cultura

Na noite da última terça-feira, 13 , a Casa de Cultura e Cidadania Antonio da Costa Santos, localizado no distrito de Sousas, abriu suas portas para a população local e fazedores de cultura com a roda de conversa “Revisitar memórias, criar o futuro”. A atividade marcou a implantação do programa de Museologia Social desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por meio da Coordenadoria de Ação Cultural, Polos de Cultura e equipamentos culturais descentralizados.

A proposta da roda foi a construção de programas, projetos e ações por meio de gestão participativa a partir da valorização das histórias, das culturas e dos saberes dos moradores locais.

Para a coordenadora de Ação Cultural, Dora Mazzer, a Museologia Social identifica quais são esses saberes e as identidades culturais de uma maneira singular. “Não é o mapeamento pelo mapeamento. São as pessoas que dizem qual é a identidade cultural naquele território”, destaca.

A iniciativa parte da concepção de Ação Cultural que traz o exercício da cidadania cultural com protagonismo dos moradores do território como produtores e criadores de cultura.”O reconhecimento que todo mundo é produtor de cultura em seu viver diário, no seu cotidiano e no seu modo de vida. É o poder público reconhecendo, a partir das dinâmicas culturais locais, esses sujeitos como atores e não como consumidores de cultura, estabelecendo a integração das práticas culturais em políticas públicas a longo prazo”, reflete.

Em Sousas, a partir deste conceito, a ação iniciou com reconhecimento de ações construídas no passado que levaram ao momento atual: as mais de 30 pessoas presentes à roda se dirigiram à arvore situada no quintal da atual Casa de Cultura, plantada por Maria Rossin Teixeira, em uma atividade da escola que funcionava no espaço, em 1925. Dona Bida, filha de Maria Rossin Teixeira, leu o poema escrito por sua mãe para a árvore. Neste momento, outras pessoas foram lembradas, entre elas o ex-prefeito que dá nome ao espaço, Antonio da Costa Santos, o Toninho.

Durante a roda, um novelo de linha foi construindo uma grande teia de fios entrelaçados, passado de pessoa a pessoa que narrava a sua história e o motivo que a levara a estar no espaço.

Museologia Social

Uma das questões que a Museologia Social trata é como conectar as memórias e as dinâmicas culturais que historicamente formaram esse território, essa produção cultural com a construção do “bem-viver”, integrando a educação, a economia, o cuidado do meio ambiente, o convívio, a apropriação de linguagens artísticas onde as pessoas possam se expressar .

Segundo a especialista Juliana Siqueira, as atividades na Casa de Cultura e Cidadania Antônio da Costa Santos serão produzidas “coletivamente a partir da identificação de questões e linguagens que irão retomar os valores necessários para o ‘bem-viver’ do território e sua integração no tecido social”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Recorde de infrações: Moto com mil multas e dívida de R$ 224 mil é apreendida em Campinas

Veículo acumulava histórico de excesso de velocidade e licenciamento...

Campinas coloca Sousas e mais 19 bairros em alerta máximo para dengue e intensifica vistorias

Secretaria de Saúde divulga 6º Alerta de Arboviroses de...

Polícia Civil estoura clínica em Campinas por venda clandestina de “fórmulas emagrecedoras”

Fiscalização no Jardim Guanabara encontra substâncias injetáveis, Botox estragado...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade